sábado, 22 de maio de 2010

VIDA DE ELECTRÃO 1º Episódio



Estava em gestação no útero materno.
Narrador:
- O útero materno dos electrões são os neutrões.
Naquele tempo a minha família era grande e unida, chamavam-lhe plutónio 244 e éramos 150 gémeos em gestação.
- A família dos electrões em gestação, é um núcleo de um átomo.
Tínhamos abancado num local chamado Neves Corvo e tudo corria bem, até que o dia chegou e eu nasci.
- Os electrões andam em gestação milhares de milhões de anos, dentro dos neutrões e quando chega a altura do seu parto, os neutrões parem os electrões nucleares metamorfoseando-se em protões.
Nasci electrão e ao fim de poucos milissegundos estava na orbital de uma molécula de pirite. Fui transportado no meio daquela terra toda, para fora da mina. No final do transporte, acabei na pele da mão de um mineiro: quando este fazia triagem dos bons e dos maus. Ao fim de alguns minutos passei da mão para o suor do sobrolho, isto foi quando limpou o suor da testa.
Lá estava eu ligado à minha casa, chamavam-lhe pirite. O suor do homem aumentou e a minha casa abandonou-me:
- Eu vi logo para o que era! Quando me puseram na última camada electrónica!! Disse o electrão.
Passei do suor do sobrolho para o olho direito do mineiro, na orbital de dois átomos de enxofre: fartámo-nos de provocar ardor na vista do tipo. Há noite fartei-me da mucosa do olho, era uma lapa, estava-me sempre a agarrar, combinei com os enxofres e fomos absorvidos pelo líquido que lubrifica a vista. Entrámos finalmente num mundo cheio de possibilidades: é complexo, mas temos sempre alguém que nos adopta e com sorte conseguimos um contrato mais longo, nas camadas electrónicas mais internas com grupos de trabalho maiores e mais estáveis.


Carlmarti

1 comentário:

  1. Anónimo5/24/2010

    Sr. Sapão: A blindagem da matéria está no núcleo. É aí que sob as mais fortes forças conhecidas do universo se estrutura um núcleo coeso e blindado. Como é do conhecimento geral, esta blindagem só é devassada por forças e mecanismos avassaladores de fusão ou fissão, onde se converte matéria em energia e vice-versa. Este é o domínio do infinitésimo cujos mecanismos seguem as famosas leis da física quântica. De fora deste processo ficam os electrões, estes que definem a "argamassa" com que se unem os átomos e que definem a matéria macro, como a vemos ao nosso nível. E bastam só estes principios que albergam todas as transformações abaixamento ou subida de energia, com ou sem conversão matéria-energia. Tão só isso! O que fala... a pura fantasia tornada romance, descida ao mundo do imaginário, qual corrente filosófica ou filantrópica que emerge da sua mente. Ah!... E ainda estamos no início...

    ResponderEliminar