segunda-feira, 10 de maio de 2010

A GRÉCIA E O DINHEIRO

A Grécia foi das primeiras civilizações a cunhar moedas, sendo estas actualmente, uma ajuda na descoberta da antiga civilização Grega.

Quando a Grécia era um aglomerado de cidades estados, alguns deles floresceram economicamente para a época.


Foi na Grécia antiga que surgiu o conceito de democracia, onde foi aplicada na prática pela primeira vez no mundo e que é a base da CE.


Foram os Gregos que cultivaram as circunvalações dos Romanos, tendo sido assim a matriz da cultura Romana.


Foi a língua Grega que serviu de origem para muitos termos científicos, nomeadamente nas ciências naturais e na física.


A Grécia antiga gerou uma civilização onde o conforto chegou a muita gente, inclusivamente aos escravos.


A CE tem por base uma sociedade em que se pretende levar o conforto e bem estar a toda a população, se isso for viável.


Os dias que correm estão a mais de 2000 anos da civilização Grega Clássica. O motor económico da Europa actual é a Alemanha, antiga Germânia que era povoada por povos bárbaros primitivos, segundo a cultura Greco-Romana.


A Alemanha de hoje tem provas dadas: nos últimos 96 anos iniciou duas Guerras Mundiais, perdeu ambas e teve de arcar com indemnizações brutais, sendo que os seus trabalhadores tiveram de trabalhar mais de 12h por dia, durante vários anos. Embora no final da Segunda Guerra Mundial tivesse a ajuda do plano Marshall, teve de pagar toda a destruição que os vencedores consideraram. Ainda há poucos anos, mais de cinquenta anos depois da II Guerra Mundial, teve de indemnizar principescamente, pessoas que foram consideradas vítimas de danos do regime da altura.


Depois de todo este drama, a Alemanha mais uma vez está no topo das economias do mundo, tendo sido a terceira economia mundial durante as últimas dezenas de anos. Dado o exposto, é natural que os Alemães sejam exigentes com as outras economias do Euro, mesmo quando os desgraçados têm um passado glorioso.


É caso para dizer: o bárbaro de ontem é o civilizado de hoje.



Bloggersapao

1 comentário:

  1. Anónimo5/15/2010

    Drakmas, Sr. Sapão... Viva os Drakmas!!! Entendeu ?!

    ResponderEliminar