sexta-feira, 12 de abril de 2024

HIDROGÉNIO, NUCLEAR TRADICIONAL, SOLAR E EOLICO ?

Quatro influencers estão sentados numa mesa, discutindo política energética, perante um público universitário interessado.


- Eu entendo a importância de reduzir as emissões de CO2, mas enquanto não tivermos tecnologias limpas suficientemente desenvolvidas, precisamos continuar a utilizar os combustíveis fósseis para garantir a necessidade energética mundial.





-
Discordo. A energia nuclear tradicional, através de reatores nucleares, é uma solução viável para a transição para uma energia mais limpa. Os reatores nucleares podem gerar uma quantidade significativa de energia sem emitir CO2 para a atmosfera.




- Eu defendo uma abordagem mais voltada para as energias renováveis, como a solar, eólica e das baterias elétricas. Essas tecnologias estão-se a tornar cada vez mais eficientes e acessíveis, e podem oferecer uma alternativa sustentável e limpa para as nossas necessidades energéticas, não é necessário andar a arrastar as fósseis por aí.




- Concordo que as energias renováveis são promissoras, mas até dominarmos a energia nuclear de fusão, devemos considerar uma combinação de fontes de energia. A fusão nuclear tem potencial para ser uma fonte de energia praticamente ilimitada e livre de CO2.





- Parece que estamos todos comprometidos com a redução das emissões de carbono, mas ainda temos opiniões diferentes sobre como alcançar esse objetivo.




-
Considerando as limitações tecnológicas e econômicas atuais, só vejo só uma tecnologia de produção energética em larga escala como a mais adequada para substituir o fóssil.





-
O importante é continuar avançando em direção a um futuro
mais sustentável, explorando todas as opções disponíveis desde que sejam renováveis.





-
Precisamos continuar a investir em pesquisa e desenvolvimento para tornar as tecnologias energéticas mais limpas e eficientes. Enquanto isso, podemos trabalhar em força no hidrogénio verde, pois convertem-se as limpas que são descontínuas numa energia sempre disponível para reduzir nossa dependência dos combustíveis fósseis. Por outro lado a conversão dos motores para hidrogénio talvez não seja assim tão difícil de fazer, pois já há muita transformação para LPG e gás natural o que não são muito diferentes.


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário