segunda-feira, 29 de abril de 2024

FN FUSÃO NUCLEAR




- Sabes que a Coreia do Sul também está a desenvolver a tecnologia de fusão nuclear? Eles já conseguem manter uma temperatura de 100 milhões de graus durante 45 segundos!




- Sim, eu lembro-me que nos anos 70 do século passado já se dizia que em 20 anos teríamos eletricidade a partir da fusão nuclear, sem poluição térmica e muito barata, qualquer dia morro e não chego a disfrutar de nada disso.




- Ah, eu já ouvi falar de fusão de rações para animais, mas isso não é bem a mesma coisa, não é? Isso não é fusão nuclear na alimentação?




- Exatamente, a fusão nuclear é o processo de fundir dois átomos de hidrogénio, produzindo hélio e uma enorme quantidade de eletricidade barata e limpa. Esse é o grande sonho da tecnologia aplicada ao nosso dia a dia.





- É verdade, a fusão nuclear é uma tecnologia revolucionária que pode mudar completamente a forma como produzimos energia. Imaginem ter eletricidade abundante, barata e sem emissões poluentes!




- Sim, seria fantástico. Mas ainda deve haver muitos desafios técnicos a serem superados antes de conseguirmos implementá-la em larga escala, não é?





- Com certeza. Saber quais os melhores nutrientes para o corpo tem de passar por muitos estudos e muitas fusões de comidas diferentes testadas em laboratórios-estufa, gastando-se muita energia física nisso.





- Eh eh eh. Na realidade a fusão nuclear é o Santo Graal da produção de energia limpa e sustentável. Estamos cada vez mais perto de tornar esse sonho realidade.



Bloggersapão

domingo, 28 de abril de 2024

10.5 A SUBSIDIAR 300

 

- Olá, Maria. Tenho notado que ultimamente tem havido muitos debates sobre Portugal ter de pagar reparações pela sua história colonial. O que pensas sobre isso?




- Bem, é um assunto muito complexo e controverso. Por um lado, é inegável que o colonialismo português causou muitos danos e sofrimento às populações colonizadas. Houve exploração, escravidão e violência que não podem ser ignoradas.




- Mas Portugal já não é o mesmo país de séculos atrás. Será justo responsabilizar o Portugal de hoje pelos erros do passado? Além disso a abordagem de hoje tem presupostos diferentes daqueles tempos.




- Entendo o teu ponto de vista. Não se pode culpar a geração atual pelos pecados dos antepassados. No entanto, muitos argumentam que Portugal ainda se beneficia indiretamente desse passado colonial, através de riquezas e influência acumuladas.



- Mas será que pagar reparações resolveria alguma coisa? Não seria apenas uma forma de aliviar a culpa sem realmente reparar os danos? Quem meteria ao bolso o valor que se pagaria? Já sabemos que o pessoal que dominou o poder nestas ex-colonias enriqueceu muito enquanto o povo se manteve pobre durante estas décadas de independência.



- Tens razão. O debate sobre reparações é muito complexo e não há soluções simples. Talvez fosse mais importante Portugal enquadrar bem historicamente o que aconteceu e não embarcar em vitimizações estemporâneas.




- Sim, acho que esse seria um caminho mais construtivo. Ao invés de apenas pagar, Portugal um país de 10.5 milhões de cidadãos não tem simplesmente capacidade para indemnizar cerca de 300 milhões de cidadãos de todos esses países que já pertenceram a Portugal. Até porque Portugal nem sequer é rico e tem 20% de pobreza, pois nem todos são Presidentes da República a falar na manipulação do dinheiro dos impostos de todos nós. Além disso quanto nos indemnizariam esses países por aquilo que fizemos e deixámos lá e pela relevância que demos a esses povos no mundo?


Bloggersapão


sábado, 27 de abril de 2024

MAIOR BURACO NEGRO DA VIA LÁCTEA

 



- Sabes que os astrónomos descobriram recentemente o maior buraco negro estelar da nossa galáxia? Fica a apenas 2.000 anos-luz da Terra, na constelação da Águia.





- Sério? Isso é realmente preocupante. Um buraco negro com 33 vezes a massa do Sol deve estar a consumir enormes quantidades de matéria da Via Láctea a cada dia. Precisamos lutar contra essa acumulação de massa tão desproporcional!





- O equilíbrio no universo não é estático, é dinâmico. Existem nódulos de muita massa, como esse buraco negro, mas também a maior parte dele são regiões com massa inexistente. O universo é diverso por natureza.



- Exatamente. A desigualdade é um princípio inerente à diversidade da matéria no cosmos. Esse buraco negro gigante é apenas mais um exemplo dessa diversidade. Não devemos encará-lo como algo necessariamente negativo, mas sim como um fenómeno natural e percursor da vida.




- Bem colocado. Esse descobrimento vai permitir-nos estudar de perto, pela primeira vez, um buraco negro estelar tão massivo. É uma oportunidade única para avançarmos no nosso conhecimento sobre esses objetos enigmáticos.




- Entendo o que vocês dizem, mas ainda me preocupa o potencial impacto desse buraco negro gigante na estrutura da nossa galáxia. Precisamos ficar atentos na nossa luta contra a falta de distribuição igualitária de massa por toda a Via Láctea.



- É muito mais importante confiar no equilíbrio dinâmico do universo. A diversidade é a chave para a compreensão dos fenômenos cósmicos e isso é que gera o desenvolvimento do mesmo.



Bloggersapão

sexta-feira, 26 de abril de 2024

BATERIAS TOP MUNDIAIS

 

Aqui está um diálogo sobre as melhores baterias do mundo e o domínio das baterias chinesas, especialmente da CATL:


- Você viu as últimas notícias sobre as baterias de veículos elétricos? Parece que as empresas chinesas estão a dominar o mercado mundial.




- Sim, é impressionante o avanço das baterias chinesas, especialmente da CATL. Elas parecem estar à frente das restantes fabricantes.






- De fato, a CATL é a maior fabricante de baterias do mundo atualmente. Eles têm feito grandes investimentos e parcerias com montadoras europeias e americanas.




- Exatamente. A Volkswagen, por exemplo, firmou um acordo de fornecimento com a CATL para as suas fábricas na Europa. Eles reconhecem a liderança tecnológica das baterias chinesas.




- E não é só a CATL, outras empresas chinesas como a BYD também se destacam. Elas estão a conseguir oferecer baterias com maior autonomia e tempo de recarga mais rápido.




- Isso é verdade. Algumas notícias dizem que as novas baterias chinesas podem carregar 300 km em apenas 5 minutos. Isso seria uma verdadeira revolução no mercado de veículos elétricos.





- Sem dúvida. Parece que as baterias chinesas estão mesmo à frente do resto do mundo neste momento. Será interessante acompanhar como as empresas europeias e americanas vão reagir a esse domínio chinês.




- É um cenário que vai mudar muito o mercado automóvel global nos próximos anos. As montadoras terão que se adaptar rapidamente para não ficarem para trás.





- Exatamente. As baterias chinesas, especialmente da CATL, parecem ser as melhores do mundo no momento. Será um desafio para os outros fabricantes conseguirem alcançá-las, e os japoneses já estão a ser ultrapassados nesta tecnologia, nós que eramos os tops tecnológicos mundiais.



Bloggersapão

quarta-feira, 24 de abril de 2024

RAÇAS DO HIDROGÉNIO

 



- Eu gostaria de apresentar as diferentes formas de hidrogênio que estamos a desenvolver: hidrogênio negro, cinza, azul, verde e dourado.




- Eu gosto muito da cor cinza, então gostaria de usar o hidrogênio cinza. Acho que combina bem com a cor do meu carro e com muita da minha roupa.






- Para mim, o hidrogênio azul seria o ideal, pois combina com o meu cabelo e com muita da minha roupa e acessórios, deve ser engraçado meter hidrogénio no carro e sair um fumozinho azulado.




- Eu prefiro o hidrogênio dourado, pois é uma cor mais refinada e sofisticada, condiz muito comigo e com o meu estatuto.





- Mas e o hidrogênio roxo? Eu adoro essa cor e ela combina com muita coisa que tenho a começar pelo cabelo, com a mota e muitas das minhas malas.





- Eu defendo o hidrogênio verde, pois ele é produzido sem emissões diretas, o que é muito importante para o meio ambiente e para o aumento das energias limpas não fósseis. Ter motores a hidrogénio verde é o meu sonho. Mas aquilo é mesmo verde?




- É importante esclarecer que a cor do hidrogênio se refere simplesmente à forma como ele é produzido e não à cor do gás em si, que é incolor, independentemente de sua origem. O hidrogênio não tem raças como os humanos.




Bloggersapão

terça-feira, 23 de abril de 2024

SEBASTIAN E SEBASTIÃO, A EUROPA DOS JOVENS SEBASTIÕES

                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  



- O PSD anunciou a lista para as eleições europeias e estou muito animada porque Sebastião Bugalho, um jovem de 28 anos, é o cabeça de lista. Realmente é fofinho.





- Ah, sim? Eu não conheço muito bem esse jovem, mas se ele é o cabeça de lista do PSD, deve ser muito entendido e ter uma opinião bem definida.





- Eu conheço-o dos telejornais. Ele é um jornalista conhecido e costuma fazer observações jornalísticas muito bem estruturadas. Mas no fundo a direita está a usá-lo por ser um jornalista conhecido e não por estar entrosado na política.



- Eu acho que ele é muito competente e tem as ideias muito bem definidas.
Ele ainda é jovem, mas já tem realmente estofo para liderar a candidatura às eleições europeias. E você sabe que houve um político austríaco, o Sebastian Kurz, que chegou a Presidente da Austria com apenas 31 anos, lá chamam-lhe Chanceler e esse Kurz foi Chanceler duas vezes seguidas.





- Sim, eu também ouvi falar sobre esse político austríaco. Mas voltando ao Sebastião, ele é giro e tem um cabelo muito forte, o que lhe dá um ar saudável. Eu até gosto dele lambia-lhe o cabelo todo.



- Sim, ele tem uma aparência muito boa e isso pode ajudá-lo a uma forte ligação com os eleitores. Já ouvi dizer que é uma forma do PSD conseguir ir buscar votos ao Chega, pois os votantes do Chega são tendencialmente gente jovem e pensa-se que este Bugalho vai captar o voto jovem.




- Mas eu tenho algumas reservas sobre ele. Ele ainda é muito novo e não tem muita experiência na política, para mim isso é muito estranho e ainda por cima vindo do PSD.

E o Moreira da Câmara do Porto que foi proposto como segundo nessa lista eleitoral do PSD disse logo que não queria ir para segundo nessa lista para ficar atrás do Bugalho de 29 anos, essa é que é a verdade.




- Eu acho que o Sebastião realmente tem potencial e pode ser um grande líder no futuro. Tem uma opinião bem definida e sabe como expressar as suas ideias.





- Sim, eu concordo. Ele é definitivamente um candidato interessante e vale a pena ficar atento à sua campanha nas eleições europeias. Por outro lado é giro que o Sebastião Bugalho também é um Sebastião como o Sebastian Kurz: parece que estamos na Europa política dos Sebastiões novinhos.



Bloggersapão

segunda-feira, 22 de abril de 2024

CHOQUE FISCAL



 

- Estou a pensar o que vou fazer com o dinheiro a mais que vou receber todos os meses com o choque fiscal que o Governo português vai implementar.






- Eu já sei o que vou fazer com o dinheiro mensal que me vai sobrar, vou comer uma sandes por mês numa pastelaria perto do meu emprego, dá para isso.




- Eu vou aumentar o desconto para o PPR que tenho, passo a descontar mais 5 € por mês, vamos ver o que dá ao fim de umas decadas.







- Realmente é uma vergonha os euros que vamos receber a mais por mês com o chamado choque fiscal, esta é a figura que a direita faz.





Bloggersapão