segunda-feira, 7 de junho de 2010

VIDA DE ELECTRÃO, Episódio 3


Eu o electrão, actor principal desta novela escrita, cá continuo ligado a um átomo de ferro, que faz parte de uma molécula complexa, do tipo labirinto de átomos que é agora a minha casa hemoglobina.
Depois dos pulmões me terem enviado um CO, monóxido de carbono, continuo por sorte ligado ao mesmo átomo de ferro, só que a hemoglobina chama-se agora carboxihemoglobina.
A minha hospedeira foi a uma célula transferir o referido monóxido para o seu interior, que eu tive de ceder, não consigo ter qualquer opção para evitar estas situações. Em troca deram-me CO2 dessa célula.
Agora a minha molécula hospedeira mudou novamente de nome, chama-se carboxi-hemoglobina porque tem CO2 na sua composição.
Lá vou eu novamente por estes túneis a que chamam capilares e veias, na direcção dos pulmões: este circuito insere-se na pequena circulação do sangue e tem como objectivo libertar o referido CO2, trocando-o por O2. O coração ajuda, ao receber toda a população sanguínea na aurícula direita, transfere-os para o ventrículo direito onde são bombeados para os pulmões. Se não fosse o coração a ajudar a minha molécula, parávamos por inércia: o coração é na realidade a máquina que permite à hemoglobina andar de um lado para o outro do corpo, inserida na multidão do sangue.
Mas estava eu a dizer que estamos a caminho dos pulmões.
Chegámos aos pulmões: larguei o CO2 e consegui fixar um oxigénio. Espectáculo, consegui cumprir esta tarefa primeira vez nesta molécula, porque o tipo não tinha inspirado fumo.
Fomos enviados para fora dos pulmões e recebidos na aurícula esquerda do coração. Esta abriu-nos as portas do ventrículo esquerdo que é a maior sala do coração, aí saímos com uma pressão maior do que no ventrículo direito, permitindo que o sangue passe pelo corpo todo, assim foi.
À minha hemoglobina, calhou-lhe transferir o oxigénio numa célula do fígado, fui eu o responsável e tive novamente sucesso. Este órgão estava cheio de problemas, parece que tinha sido sobrecarregado com a responsabilidade de queimar álcool em excesso: este tipo só faz o que não deve, por causa disso fui transferido para uma molécula de álcool ao tentar captar um CO2. Novamente não consegui realizar a minha tarefa base.


Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário