quarta-feira, 23 de junho de 2010

ANIVERSÁRIO


Aniversário é a comemoração de mais uma translação exacta, da terra à volta do sol, relativamente a um determinado evento.
Este fenómeno liga qualquer evento à capacidade gravítica que o sol tem sobre a terra.
As translações da terra à volta do sol, geram um plano que corta o sol pelo seu centro, formando este plano uma elipse de pequena excentricidade, ou seja, há certas zonas da referida translação em que a terra está mais perto do sol e outras em que fica mais afastada.
Assim durante um ano a terra recebe o calor do sol com mais intensidade em duas fases e com menos intensidade noutras duas fases, embora as estações do ano estejam mais relacionadas com a inclinação dos hemisférios relativamente aos raios solares.
Os antigos magos professavam a celebração dos nascimentos com a oferta de presentes para afastar demónios e garantir um ano vindouro seguro.
Os Gregos acreditavam num espírito protector que cada um de nós tinha, que assistia ao nosso nascimento e nos protegia ao longo de toda a vida. Celebravam os aniversários com bolos redondos como a lua que iluminavam com velas, sendo colocados nos templos de Ártemis.
Os Romanos também achavam que um espírito protector para cada um de nós era boa ideia, acreditando nisso.
Todas estas crenças e rituais pressupunham que no dia de aniversário a pessoa ficava mais perto do mundo espiritual.
A lua tinha mais influência que o sol, segundo estas crendices, no entanto na realidade, a actividade do sol na altura em que se nasce, pode realmente ter alguma determinação no nosso comportamento, devido ao facto de uma maior ou mais intensa radiação solar poder provocar mutações favoráveis ou não no desenvolvimento dos fetos ou no desenvolvimento dos bebes.

CONCLUSÃO:

 
Nascemos ligados a uma posição da terra na sua translação à volta do sol, sendo o nosso aniversário a comemoração dessa posição da terra.
O sol é que nos dá o calor e a luz para sobreviver, no entanto a reflexão dos raios solares na lua é que sempre chamou a nossa atenção.
As prendas dadas ao aniversariante, eram um costume pagão que os Cristãos aceitaram a partir do século IV, porque possivelmente na altura a economia também devia estar em crise.


Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário