sexta-feira, 23 de julho de 2010

A PIRÂMIDE

Os arquitectos egípcios da antiguidade foram postos perante um grande problema pelos faraós, conceber um monumento funerário que fosse eterno e tivesse dimensões míticas, fazendo ecoar pelos tempos o poder dos faraós da época.
Os referidos especialistas pensaram… Enquanto olhavam dos seus terraços para aquelas dimensões de areia a perder de vista, começou a vislumbrar-se que a solução estava na areia, pois a não areia tinha uma dimensão muito menor.
Sentando-se na areia, um deles começou a manipulá-la, fazendo montinhos da mesma: verificou mais tarde que qualquer monte de areia seca, formava declives com a mesma inclinação.
O referido criativo arquitecto, pensou então que se usasse esse ângulo, na inclinação das paredes, para criar um monumento muito alto, este teria uma longevidade enorme.
Por outro lado, naquela época, há mais de 4500 anos, já alguém tinha convencido o Poder Egípcio de que os pontos cardeais não eram um pensamento delirante mas sim uma realidade mágica que podia orientar o Homem nas suas divagações pelo mundo.
O Arquitecto pensou então: se a areia constituída por grãos frágeis se aguenta com aquela inclinação desde que não haja vento, então se usarmos pedras pesadas com faces planas que assentem umas em cima das outras, melhor ainda, o vento não as consegue mover e se forem de qualidade serão eternas como os penhascos do deserto.
A nível do design do monumento, considerou-se que devia comungar com os pontos cardeais: assim surgiu a ideia de um monumento mais largo em baixo e mais estreito em cima com quatro lados alinhados pelos pontos cardeais, para orientar os defuntos no além, sendo a sua dimensão limitada pela altura possível da construção, eis o surgimento do conceito de pirâmide.
A Grande Pirâmide, foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egipto, depois de vários avanços e recuos na arte da construção de pirâmides.
CONCLUSÃO
Enquanto a maior parte dos homens naquela época eram caçadores recolectores, alguns egípcios com poder, conseguiram distinguir-se por mandar fazer e conceber túmulos monumentos, pretensiosamente eternos.
Há quem diga que seres não humanos, teriam concebido aquelas construções, pois os homens eram muito básicos à época. Mas no futuro quando nos estudarem: vão encontrar civilizações que conseguem por homens na lua e já enviaram máquinas para fora do sistema solar, vivendo na mesma época de tribos Neo Zelândesas que pensam que as mulheres engravidam por tomar banho no rio lá da zona.
Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário