sexta-feira, 2 de julho de 2010

A HORAS


Os Portugueses são conhecidos por não chegarem a horas! São conhecidos por isso, mas conheço muitos que são britanicamente pontuais, dia após dia.
Hoje ao almoço estava eu à conversa com alguns Nacionais acerca disto, quando um deles sacou a explicação do porquê da pontualidade generalizada nos países nórdicos.
Por exemplo na Suécia, um país em que 16ºC é quente no Verão, quando alguém combina uma hora na esquina S, é para estar lá a essa hora, ninguém vai esperar um quarto de hora com uma temperatura de 5º ou 0ºC, mesmo que a miúda seja uma brasa sueca.
Aí está a explicação da pontualidade nos países Nórdicos.
Mas o mundo não são só Portugueses e Nórdicos: é constituído por cerca de 200 países, assim há sempre alguém que cria uma regra aplicável à mole Humana e essa regra neste caso diz que a pontualidade aumenta com a proximidade dos pólos e diminui com a proximidade do equador, onde a vida é fácil e as regras volatilizam-se em inutilidade.
Podemos sempre dizer:
- É uma questão de cultura!
Só que a cultura tem uma raiz ligada às eco características locais.


CONCLUSÃO:


Os Portugueses atrasam-se muitas vezes, mas não são os piores.
Os Nórdicos são uns exagerados com a pontualidade, mas se não fosse assim morriam congelados na rua, à espera dos seus amores.
Nos países equatoriais os relógios são considerados penitenciárias, logo foge-se deles.
Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário