segunda-feira, 1 de julho de 2013

CIUME

O DSM5, considerada a bíblia das doenças mentais: incluiu nesta nova revisão mais 18 doenças que anteriormente não eram consideradas, sendo o ciúme, a birra e a gula algumas delas.
Realmente o ciúme é um pensamento tipo mina, pois sem causa visível o parceiro pode despoletar uma cena de ciúmes, só por que se foi simpático com outra pessoa, a outra pessoa pode ou não ser conhecida ou colega, não interessa, a mentalização do facto de se pensar que o parceiro amoroso nos anda a trair, ou seja, ele anda a ser posse dos sentimentos de terceiros, é o suficiente para que o ciumento militante crie uma perturbação na relação.
Realmente o ato ciumento não passa de uma ilógica anti democrática e materialista: pois querer possuir a outra pessoa de modo a que ela não veja mais ninguém nem se relacione com mais ninguém é o pensamento último do ciumento, sendo desta forma anti democrático, pois pretende-se exercer a ditadura da posse exclusiva da atenção de um indivíduo e é materialista por querer possuir algo que só é valorizável se não for necessário exercer pressão ou domínio, caso contrário coincide com o processo de escravização.
Na realidade, o não cumprimento generalizado dos contratos exclusivistas do matrimónio levam muita gente ao ciúme, porque muitos deles, em certas regiões a maioria, não são cumpridos criando esse sentimento de total insegurança.
Se virmos a coisa pelo lado humorístico, podemos sempre chegar a casa e ao ver a nossa mulher a deleitar-se sexualmente com o seu amante, para nós desconhecido, ao lembrar-mo-nos da doença do ciúme, diremos:
- Desculpem o incómodo! Já agora… depois precisava de falar contigo amor!
Se o conjugue nos estiver sempre a massacrar com ciúme, já nos podemos divorciar pelo facto de ele ser um doente mental!
Por outro lado, há várias comunidades no mundo, geralmente fechadas, onde as pessoas criaram regras de convivência matrimonial em que é explícita a não aceitação do ciúme, não havendo exclusividade sexual: pois é nesse ponto onde o ciúme é mais agressivo.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário