terça-feira, 16 de julho de 2013

LÍDER DA IRMANDADE ISLÂMICA PRESO

Os líderes da Irmandade Islâmica que tinham o poder da presidência de Mursi no Egípto foram mandados encarcerar por alegado incitamento à violência. Foi o recente Promotor Público que o decretou, pois ele não se enquadra na visão da Irmandade assim como os USA que dão anualmente 1.3 biliões americanos de dólares, mas ficaram calados, pois nada está consolidado na política daquele país de quase 85 milhões de pessoas.
Por outro lado as três monarquias endinheiradas do golfo Pérsico apoiaram esta deposição da Irmandade com promessas do Kuwait de 4 biliões americanos de dólares, Emiratos Árabes Unidos com 3 biliões americanos de dólares e Arábia Saudita com 5 biliões americanos de dólares.
O que se passou e se passa consiste no facto de estarem a depor a maior votação da população egípcia do poder deste país, pois eles como a maior expressão de votos passaram a apoiar-se na violência para se impor, o que naquela zona do mundo significa êxito, só que o Egipto tem muita influência ocidental e muitos apoiantes que não gostavam de ver este país tornar-se uma República Islâmica, era grande de mais para isso, já chega o Irão que já é uma ameaça para a Europa e não só.
Mas como a democracia tão apregoada pelos USA/Europa foi mais favorável à Irmandade, é natural que surja ali um problema como aconteceu com a Argélia há duas décadas atrás: não governaram mas também não deixaram governar.
CONCLUSÃO
O Egipto profundo e rural é Islâmico tradicionalista e os rurais neste país ainda são muitos.
O que se passa nos bastidores do poder é controlado por um conjunto de pessoas que vivem bem e têm pouco a haver com esse mundo rural: vamos ver quem mata mais!
NB: biliões americanos são milhares de milhões europeus.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário