quarta-feira, 10 de julho de 2013

IMAGEM PAPAL

Em Buenos Ares, frente à Catedral onde o Papa Francisco exercia a sua Cardinalidade pré Papal, colocaram-lhe uma estátua muito realista e sorridente, mas já na forma de Papa, mas este ao sabe-lo mandou-a tirar rapidamente e impediu também que pusessem uma outra noutro local.
Esta atitude está de acordo com o espírito de humildade que este novo Papa quer implementar, fugindo à promoção individual: temos de reconhecer o que realmente é bom nas pessoas como tal e como figuras públicas.
No entanto não me parece que vá conseguir evitar que surjam centenas de estátuas, senão milhares, como acontece na indústria dos credos religiosos, de qualquer modo foi uma boa tentativa, a de Buenos Aires, embora o escultor fosse bastante famoso, embora os bons ares atuais já não sejam tão bons como isso.
As coisas nunca são simples: se pensarmos na indústria das imagens religiosas que dá trabalho e dinheiro a muitos milhares de artesãos e industriais por todo o mundo, concluímos rapidamente que uma tentativa de impedir a produção da imagem do líder espiritual de 1200 000 000 de católicos, que são quase tantos como os 1360 000 000 de chineses, gera uma perda de dinheiro na forma de lucro industrial ou de sustento de famílias artesãs que pode fazer uma grande mossa.
Se metade dos Católicos tiverem uma imagem esculpida ou impressa do novo Papa, falaremos de 600 000 000 de imagens, se o preço médio por imagem for de 5 €, então a perda que se faria sentir se o Papa conseguisse impedir que se fizessem imagens suas, custaria ao mercado 3000 000 000 €.
Eventualmente o preço médio seria mais alto, assim como a percentagem de crentes Católicos com uma imagem do Papa seria maior, deste modo estaria em jogo ainda mais dinheiro.
CONCLUSÃO
Explorar a crença espiritual dos que nos rodeiam com o negócio de bens materiais espiritualizados, foi algo que sempre condenei, mas depois do exposto, economicamente a crença materializada em bens transacionáveis pode potenciar uma melhor vida ou melhor sobrevivência a muita gente.
Bloggersapão
 

Sem comentários:

Enviar um comentário