quinta-feira, 15 de abril de 2010

A imagem da tua pegada

Já pensaste em como gostas de ser visto ou em como gostarias que fosse a tua imagem quando os outros te deixarem de ver?
Será que queres ficar marcado como o sisudo, o acertivo, o credível ou o curtido, o tipo das farras!
Qual a pegada que vais deixar?

Quando nada temos, geralmente deixamos uma pegada sem marcas duráveis: seremos independentemente da nossa consciência, um humano ecológico que praticamente não deixou rasto da sua existência.

Quando somos curtidos, tudo vai para o consumo das emoções: carros, grandes barcos, muito consumo de combustíveis fósseis queimados, grandes espectáculos, muito lixo criado, muito dinheiro gasto, uma pegada muito grande, a deste tipo de pessoa.

Pegada ecológica grande, nesta fase da Humanidade, significa diminuir as condições de vida das futuras gerações, assim quem tem acesso a poder provocar grandes pegadas, deve ter um elevado grau de consciência sobre o seu poder destrutivo relativamente aos outros.
Se temos todos direitos iguais, então quem mais contribui para diminuir os direitos dos outros, mais justificações deve dar à sociedade e mais tem de contribuir para repor a entropia que provoca.
Na sociedade ideal não seria permitido grandes pegadas ecológicas, antes pelo contrário, dever-se-ia melhorar a terra que existia, quando aparecemos cá.

Conclusão:
publicidade para consumir bens desnecessários devia ser considerada crime.
A relatividade das coisas depende de como são apresentadas: uma chaminé a emitir fumos a 10 Km de distância provoca infinitamente menos estragos na minha saúde do que inalar o fumo de um cigarro com sabor a canela, no entanto muita gente aponta a chaminé como causa de problemas de saúde, enquanto fuma o seu cigarro calmamente.
A sociedade actual, está pensada para necessitar de consumir cada vez mais, ou através do enrriquecimento das famílias ou através da existência de mais famílias, por outro lado os políticos querem fazer as vontades às populações que dominam, as populações querem é viver bem, viver bem ainda se considera deixar uma pegada muito grande.
As gerações futuras vão ter que fechar a porta com ou sem empenos.

Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário