segunda-feira, 3 de março de 2014

AS RELIGIÕES DO LIVRO


  - O norte de África foi onde o Cristianismo se expandiu mais rapidamente: a Síria chegou a ter cidades inteiramente cristãs no século III depois de Cristo, no Egito, pensa-se que o deserto chegou a ter mais habitantes do que as zonas férteis e habitáveis, pois os cristãos para não serem perseguidos preferiam refugiar-se na solidão do deserto a ser obrigados a venerar com oferendas os deuses romanos ou a serem mortos nos circos de feras.

- Mas eles agora são quase todos Islâmicos?!
Que horror sería viver no deserto!


- Sim! Mas sabes que o Islão começa em 632 depois de Cristo, e impõe-se pela liderança de Maomé que consegue formar um bom e grande exército que conquista uma vastidão de território no norte de África e no Médio Oriente.


- Mas Maomé foi o profeta ou um general do Islão?


- Maomé teve uma visão de Alá e conseguiu ganhar adeptos para essa ideia, tal como Jesus Cristo também teve a sua própria abordagem sobre a religião Judaica, podemos dizer que ambas foram derivações ou heresias do Judaísmo, pois baseiam-se fundamentalmente nos princípios Judaicos e no seu livro sagrado, são as chamadas religiões do Livro.
Enquanto o início do Cristianismo apanhou um império Romano no seu auge militar, não conseguiu mais que infiltrar-se lentamente nos meandros do Império Romano até ter cativado o Imperador Constantino que o legalizou no início do século IV DC, enquanto o Islamismo surge numa época em que não teve de enfrentar as legiões Romanas no seu auge e por isso conseguiu expandir-se ideologicamente através da conquista efetiva de territórios, dando uma imagem de religião ganhadora logo à partida.


- Então significa que muitas populações Cristãs se tornaram Islâmicas?


- Foi isso mesmo: muitos cristãos e povos com outras religiões como hindus de castas baixas passaram-se para o Islamismo, pois as religiões mais antigas já tinham alguma corrupção, o que ainda não era evidente naquela nova religião, como a conquista de territórios foi muito rápida e muito extensa, o Islamismo conseguiu um êxito muito precoce como religião.


- Mas temos de ver que tanto o Cristianismo como o Islamismo, valorizaram muito uma maior igualdade entre os pobres e os ricos e entre o homem e a mulher, relativamente às ideias existentes na época, foi por isso que começaram por captar as massas e só depois as elites.


- Foi isso e a tenacidade dos primeiros crentes que levaram os mais ricos e poderosos a aderir a essas religiões para ficarem em linha com o resto da sociedade.
O facto destas religiões tentarem logo impor que um crente deve casar com outro crente, levava a que um homem interessado numa linda jovem mas crente naquele Deus, aderisse à sua religião só para poder vir a casar com ela, por outro lado quando o crente era ele e conseguia convencer uma mulher a casar com ele, então ela aderia automaticamente à religião dele. No entanto este tipo de recrutamento não era generalizado, no caso dos romanos havia muitos casais em que ela se tornava cristã depois de casada e ele não ou vice versa, mas geralmente o novo credo Cristão era mantido em segredo mesmo perante a família direta.

Bloggersapão













 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário