segunda-feira, 3 de março de 2014

O CRISTIANISMO NO TEMPO DOS MULTICULTOS ROMANOS



- Ontem fui à missa pelo Zeferino, aquele nosso amigo que chegou a ficar em terceiro lugar na maratona de Nova York em 1985, lembraste?

- Lembro-me bem, era espetacular esse tipo. Mas ele era crente? Penso que era ateu?!



- Ele era ateu, mas a mulher e as irmãs não são, por isso todos os anos mandam rezar uma missa em seu nome.



- Ateus, era o que os romanos chamavam aos cristãos nos três primeiros séculos do Cristianismo: realmente tinha piada chamar ateu a um crente num Deus!




- Ateus os cristão? Então mas eles não esclareciam que eram crentes e que tinham um Deus em quem acreditavam como sendo o criador e regulador de todo o universo e dos homens inclusivé?


- Sim, na realidade eles esclareciam isso tudo mas a quem os queria ouvir, mas os romanos não estavam interessados numa associação de indivíduos que não alinhavam nos seus costumes religiosos e que boicotavam os seus costumes com a desculpa de estarem todos embebidos das religiosidades multiplas dos romanos e que só tinham um único e solitário Deus. Os Romanos acreditavam em centenas de deuses: era o mesmo que um exército de deuses em combate com um só, um só era quase zero comparado com os 365 deuses romanos, por isso chamavam ateus aos cristãos!

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário