segunda-feira, 10 de março de 2014

O ENDOESQUELETO E O OSSO


- Inácio, o sistema esquelético nos vertebrados é a base de sustentação dos seus corpos e os ossos são os elementos que o constituem.
Os ossos podem ser longos como os dos membros ou espalmados  como os do crânio e são o último vestígio da nossa existência depois de todos os outros tecidos terem sido consumidos, podemos dizer que são os nossos vestígios arqueológicos.


- Chefar mas como é que são constituídos os ossos para serem assim resistentes?


- Olha Inácio, para terem consistência e não se tornarem totalmente inflexíveis, os ossos são constituídos por uma zona rija, inorgânica,  constituída principalmente de compostos de cálcio e fósforo, acumulando também outros minerais. Os ossos também servem como reservatórios de minerais que serão libertados na corrente sanguínea quando houver necessidade.
A parte esponjosa orgânica é principalmente constituída por colagéneos do tipo I, 95%, e por estruturas proteínicas : esta parte do osso que acumula proteínas e gorduras permite-lhe alguma flexibilidade tornando-o menos quebradiço.
O Genélio tem exemplos interessantes de estruturas esqueléticas de vários vertebrados.


- Pessoal, no seguimento do que o Chefar e o Gestário disseram,  tenho aqui uma amostra de esqueletos de vários animais vertebrados de que vão gostar:




Bloggersapão










 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário