terça-feira, 24 de maio de 2011

NÚMEROS ESTATÍSTICOS

A estatística é uma ciência, porque é reprodutível em qualquer lugar da terra ou do universo e usa o método matemático, o que lhe dá imediatamente o título de ciência sem prefixos nem sufixos, para além de se poder adicionar a hipótese e a tese. No caso das ciências sociais, já surge a necessidade de as sufixar como sociais, para lhe dar o prestígio de ciência.
A ciência estatística foi sendo criada por pessoas com vistas largas mas pouca vontade de trabalhar, porque se conseguem inferir resultados sempre imprecisos mas com grandes aproximações da realidade, usando uma pequena amostra do universo em estudo.
Os estudos que se fazem nesta base, são tão importantes que já enriqueceram jogadores de casino num só dia, prevêem constantemente as baixas que os exércitos mais tecnológicos vão ter em cada guerra que fazem, os acidentes e sucessos da indústria espacial, o sucesso dos estudantes, etc.
A estatística não nos informa só das médias: em Portugal, todas as semanas, cada cidadão come meia galinha.
Também nos informa do desvio médio, o que nos dá uma ideia mais aproximada da realidade: em Portugal a meia galinha média comida todas as semanas, tem um desvio de um quarto de galinha, o que nos indica que alguns comem semanalmente, muitas vezes três quartos de galinha e os outros que sobram, somente um quarto de galinha.
A moda também é um indicador que nos pode dizer que o maior número de pessoas a comer uma determinada porção de galinha são 40% de cidadãos que costumam ingerir cinco oitavos de galinha. A moda não tem que afectar mais de 50% da população, normalmente até está abaixo desse valor.
O conceito estatístico de moda, gerou uma indústria com o mesmo nome que neste momento está muito na berra. A moda pode indicar uma tendência ou por outras palavras: o sentido da crista da onda.
Existem ainda na ciência em causa, a variabilidade, que nos dá os limites a que se pode chegar, por outras palavras: a importância do extremismo.
CONCLUSÃO
A estatística dá aos estudiosos calões, indicadores muito próximos da realidade com muito pouco trabalho.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário