sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NATO


O actual maior poder militar da terra: Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), também chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de cariz militar fundada em 1949 no seguimento do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949, fundamentada no medo da Europa Ocidental e da América do Norte, sistemas capitalistas, perante um possível alastramento do socialismo através do poder militar da URSS e seus satélites, no pós II Guerra Mundial.
Os seus nomes oficiais são North Atlantic Treaty Organization (NATO), em inglês, e Organisation du Traité de l'Atlantique Nord (OTAN), em francês. Portugal foi um dos membros fundadores e utiliza a palavra NATO, por ser mais aportuguesada. O seu secretário-geral é, desde 1 de Agosto de 2009, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.
Quem sustentava a ideia desta organização era a iminência de um conflito com o Pacto de Varsóvia (versão socialista da NATO). A partir do desmoronamento da cortina de ferro que sustentava a guerra fria entre estas duas estruturas militares, a NATO teve necessidade de alterar a sua política e os seus objectivos.
Tem um poder militar enorme, no entanto cumpre a área de acção que se propôs cobrir e não passa daí.
Esta organização continua a ter inimigos, sendo a maior parte deles cidadãos dos respectivos países, os chamados pacifistas, que provocam manifestações desordeiras sempre que há reuniões de alto nível entre os representantes desta organização.
CONCLUSÃO
Os USA durante a II Guerra Mundial alimentaram militarmente a URSS para conter o alastramento das máquinas militares Nazi/ Japão Imperial. Depois dos USA pertencerem aos vencedores desta guerra é que viram que tinham alimentado a sua possível futura destruição, então criaram a NATO.
Nos democráticos tempos que correm, este Hércules militar, cada vez que reúne os seus membros,  tem de se proteger de manifestantes pacifistas e assanhados, com idade média inferior a 20 anos, que gozam da democracia que a própria NATO defende.
Esta poderosa organização inchada parece ter uma descalibração de origem que a pode vir a implodir.


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário