quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PELO


 

1. Pêlo

2. Superfície da pele

3. Sebo

4. Folículo piloso

5. Glândula sebácea

O pelo é uma estrutura mais ou menos flexível com a forma de uma lança que está sedeado na zona mais profunda da pele. Tal como uma pérgola, sombreia a pele protegendo-a da luz solar directa.
Na antiguidade punham-se troncos de árvores debaixo de grandes pedras para diminuir o respectivo atrito com o chão e assim se poderem deslocar mais facilmente, este princípio é aplicado ás zonas de maior atrito no corpo humano, tal como as axilas e as virilhas, onde os pelos funcionam como toros de madeira entre dois planos de pele, evitando assim o atrito entre si, além disso podem ser ajudados pelo suor lubrificante. Os pelos das axilas e os pelos púbicos fazem este papel e estão adaptados para pessoas que andam nuas, pois só andamos vestidos há relativamente pouco tempo dentro da existência evolutiva Humana.
O pelo também nos dá protecção térmica: pois em função da sua densidade pode funcionar como uma cobertura, além de diminuir a velocidade do vento que atinge a pele provocando uma menor remoção do calor da mesma.
O pelo noutros seres vivos também pode ser designado cílio, flagelo ou tricoma.
O pelo é lubrificado pelo sebo originado nas glândulas sebáceas e é colorido pela melanina ou por acumulações de cobre que pode ter maior ou menor concentração, provocando pelos mais ou menos claros.
CONCLUSÃO
Pelo menos ficámos a saber para que serve o pelo.
O pelo é uma lança sebosa que por vazes pode picar as peles mais sensíveis.
Pelo menos o pelo tem uma função bem definida que é a de diminuir o atrito da pele.
Também podemos segregar quem nos rodeia em função da cor do pelo, pois a concentração de melanina pode dár pelos louros , castanhos ou pretos, os ruivos têm pelos com acumulações de cobre.
Pelo amor de Deus.
Blogersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário