domingo, 26 de setembro de 2010

PENSAR A CURTO E LONGO PRAZO

A mentalidade do aqui já agora, cria uma sociedade extremamente eficaz mas cheia de erros e muito limitada nos seus conceitos.
O aqui já agora, cria aqueles programas de TV em que quando tentamos ver algo de interessante, o que se encontra é concursos, entrevistas da vida de pessoas comuns que nada acrescentam à nossa realidade e programas do género. Nestas alturas parecem que todos os canais se combinaram para não nos mostrar nada de interessante.
O que acabei de explanar é a mentalidade de curto prazo, pois o “share” de cada canal está a ser gerido de forma a ter o maior número de espectadores.
Mentalidade de curto prazo é investir 100 hoje e querer 200 amanhã; já me aconteceu sofrer deste sindroma. Dar importância ao que está perto agora e deixar de ligar ao que ficou longe. A ansiedade geralmente está por detrás deste tipo de mentalidade do aqui, já, agora.
Não devemos, no entanto, confundir este tipo de mentalidade com preguiça ou apatia, pois estas por mais tempo de que disponham nunca é suficiente para fazer nada.
Os raciocínios do imediato só conseguem ser curtos, embora possam denotar inteligência, nunca conseguem ter fôlego.
A mentalidade de longo prazo, pressupõe estabilidade, perseverança, sustentabilidade e geralmente é ecológica: pressupõe projectos grandes, abrangentes e de real melhoria das condições de vida que surtirão efeitos durante muito tempo e sobre grandes quantidades de pessoas, não provocarão gerações de espertos egoístas e acumuladores compulsivos como se têm formado no passado recente.
CONCLUSÃO
Pensar a curto prazo é como dar uma rapidinha. Pensar a longo prazo é como dar uma tântrica e ir tendo filhos pelo meio.


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário