terça-feira, 28 de setembro de 2010

IMPACTO PROFUNDO


Impacto é um contacto em que a rapidez e a força exercida dominam no contacto de um objecto com outro ou entre dois objectos, considerando que os objectos podem ser substituídos por seres vivos ou pelas suas percepções sensoriais.
Podemos inventar e dizer que a palavra surge do som de aproximação “im”, distorcido pelo efeito de Dopler, pelo som no momento do impacto “pa” e pela fusão destes com a palavra “contacto”. Dando “impacontacto”, mas como o “impa” bate no contacto, à semelhança de um desastre de carro, o “contacto” fica comprimido em “cto” dando a palavra “impacto”.
O impacto em si, tal como foi descrito já parece ser uma coisa séria, mas se acrescentarmos “profundo”, torna a ideia ainda mais destruidora.
Quando falo em impacto profundo: a primeira ideia que me surge é um meteoro a bater num planeta. No entanto a grande mole de impactos, existentes no Universo dão-se entre átomos, ou seja, existem a nível nano, como está na moda expressarmo-nos.
Existem impactos que não têm a componente física a que aludimos, podendo ser impactos profundos de ideias ou mentalidades, nestes casos a instabilidade ocorre a nível emocional e pode atordoar o pensamento dos intervenientes de tal modo que os seus níveis de serotonina, oxicotina, dopamina e outros podem ficar alterados de tal modo que modificam o rendimento e a reacção normal das vítimas de tal impacto profundo.
CONCLUSÃO
Impacto profundo é uma espécie de pedrada no charco: a pedra bate na superfície mas só pára quando está no fundo.
Nos impactos profundos de ideias ou mentalidades as alterações provocadas, poderão fazer perder o norte às vítimas.
As vítimas são os semiconscientes que se atravessam no trajecto do impacto profundo.


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário