terça-feira, 7 de setembro de 2010

BLOGÃO E SUB PARTÍCULAS


Este artigo enferma de uma conclusão em que introduz a ficcção do blogão.

As partículas sub atómicas são unidades de matéria com comportamento próprio e interacções características entre elas.
O que geralmente interessa saber sobre um determinado elemento ou sistema diferenciado, é a sua interacção significativa, por exemplo: um electrão tem uma interacção significativa com os outros electrões, com os protões, com os neutrões e outras partículas com dimensões e cargas da mesma ordem de grandeza. Não tem muito interesse a interacção de um electrão com um planeta ou uma estrela, dadas as suas disparidades dimensionais, tanto em carga eléctrica como em massa.
Exposto isto, podemos afirmar que um electrão tem uma massa muito menor que um protão, cerca de 1800 vezes menor, mas tem uma carga eléctrica de igual capacidade mas de sinal oposto: a atracção entre os dois é do género da formiga sentir-se atraída pela girafa e vice-versa, embora tenham tamanhos disparatadamente diferentes.
O neutrão pode-se considerar um protão ligado fortemente a um electrão chamado nuclear, seria como uma girafa em cópula permanente com a dita formiga.
Por outro lado um electrão desapaixonado, ou seja livre, pode vaguear pelo Universo até ser apanhado na vizinhança atractiva de um protão ou de um átomo.
O protão livre acontece-lhe o mesmo pois tem uma carga eléctrica positiva que o denuncia ao passar na vizinhança de sistemas com cargas negativas.
O neutrão como não tem carga eléctrica pode vaguear sem problemas por essas vizinhanças, até chocar com algo que tenha massa e lhe mude a trajectória.
Os neutrinos têm uma massa menor que o electrão mas sem carga eléctrica o que lhe dá imunidade diplomática para vaguear pelo Universo, durante anos-luz, atravessando grandes quantidades de matéria sem ser retido, é quase um fantasma.
CONCLUSÃO
As partículas sub atómicas atraem-se ou repelem-se entre si, as mais pequenas chegam mesmo a colar-se durante eternidades a outras maiores, por quem sentem uma forte atracção e onde encontram estabilidade.
O blogão é um novo conceito de ideiartícula, é uma partícula sub bloggersapão que não está sujeito a estas interacções, mas que as penetra a todas.

 
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário