domingo, 5 de maio de 2024

PORTUGUESES DESCOBRIDORES/ROTISTAS

 

(Cena em um salão elegante, onde Exerca, Aida, o Milionário e Troesp estão reunidos)



- Meus amigos, ouvi dizer que vocês têm conhecimento sobre os grandes feitos dos navegadores portugueses. Gostaria muito de saber mais sobre essa fascinante história segundo o vosso ponto de vista.



- Sim, Exerca, os descobrimentos portugueses foram realmente notáveis.

Tudo começou com o Infante D. Henrique, que liderou as primeiras expedições marítimas ao longo da costa africana.

No entanto nunca houve nenhuma Escola de Navegação em Sagres fundada pelo Infante, pois nem Sagres tem geografia para ter portos e nem o Infante tinha uma cultura tão grande como costumam dizer, a primeira evolução das caravelas foi nos portos de Lagos e Lisboa embora posteriormente se tivessem desenvolvido vários portos no Minho, Sines,  Madeira e Açores. As caravelas eram desenvolvidas em segredo de mestre para aluno sem nada escrito com os outros reis europeus constantemente a enviarem espiões para perceber a sua construção.


- Isso mesmo! E quem formava as tripulações eram marinheiros que percebiam o que faziam embora fossem usados alguns poucos subalternos sem profissão definida para funçoes menores como limpezas e descargas, graças à coragem e determinação desses navegadores, Portugal conseguiu estabelecer rotas comerciais com a Ásia, abrindo novos horizontes para o mundo. No fundo os descobrimentos são-no do ponto de vista português ou europeu.


- E não podemos esquecer a figura imponente de Vasco da Gama. Ele foi o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima, em 1498, inaugurando uma nova era de trocas culturais e económicas. Essa nova rota veio baixar muito o preço na Europa das especiarias que davam fortunas aos islâmicos e aos venezianos monopolistas das especiarias que exploravam os europeus com os seus altos preços.





- E do vosso ponto de vista quais foram as principais consequências desses descobrimentos para a Europa e o mundo?





- Bem, os descobrimentos portugueses tiveram um impacto enorme. Eles permitiram o acesso a novos mercados, especiarias mais baratas e outros recursos, transformando profundamente o comércio e a economia europeia.






- Além disso, houve um intercâmbio cultural incrível. Novas tecnologias, conhecimentos e ideias foram compartilhados entre os povos, enriquecendo a humanidade.




- Sem dúvida. E não podemos esquecer o papel fundamental desses descobrimentos na expansão do cristianismo e da influência europeia pelo mundo, porque na altura o islamismo estava com muita força e ameaçava dominar a Europa atavés do Império Otomano pelo leste e sul europeu. Sem os descobrimentos portugueses o mundo atual era totalmente diferente.




- Realmente, gosto da vossa interpretação, atualmente estão a divulgar-se narrativas divergentes dessa que estão a alterar a história dos últimos séculos.



Todos: (Assentindo com a cabeça) Sim, sem dúvida!


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário