sexta-feira, 17 de maio de 2024

BITCOIN E SUA SEGURANÇA

Definition

A decentralized cryptocurrency that operates on a peer-to-peer network, using cryptography for transaction verification and recording in a public distributed ledger called a blockchain. Inventor: Satoshi Nakamoto, an unknown person, in 2008.

First transaction: 2009, with the release of its open-source implementation.



- Pessoal, vocês viram as últimas notícias sobre o Bitcoin? Parece que a segurança dessa criptomoeda está cada vez mais em xeque.




- É verdade, Blogui. Ouvi dizer que hackers conseguiram roubar milhões em Bitcoin de exchanges e carteiras digitais. Isso deixa-me preocupado, ainda mais depois do que aconteceu com a minha carteira, pois tou falido com este vício que tenho, meu.




- Sim, a volatilidade do Bitcoin também é um grande problema. Os preços sobem e descem como montanha-russa, deixando os investidores na mão. Não dá pra confiar nessa moeda virtual como se pensava nos primeiros anos.





- Discordo de vocês. O Bitcoin pode ter alguns problemas, mas ainda é a criptomoeda mais segura e confiável do mercado. O blockchain nunca foi hackeado de verdade e a tecnologia é muito avançada.





- Mas e os casos de roubo nas exchanges? Parece que a segurança dos utilizadores ainda deixa a desejar.






- É verdade, as exchanges precisam melhorar muito. Mas isso não é culpa do Bitcoin em si. Eles precisam investir em melhores práticas de segurança e proteção dos fundos dos clientes.





- Eu ainda acho muito arriscado. Prefiro ficar longe do Bitcoin e de qualquer outra criptomoeda. Não quero perder dinheiro pois ponho em causa as minhas cenas, o meu consumo, porque isto leva-me tudo.





- Eu entendo o seu ponto de vista, Eroino. O Bitcoin ainda é muito novo e volátil. Mas a tecnologia blockchain tem muito potencial e pode revolucionar os pagamentos digitais no futuro permitindo alimentar o seu vicio e simultaneamente mantê-lo com muito bom nível de vida.




- O Bitcoin é só o começo. Outras criptomoedas e aplicações da blockchain vão surgir e melhorar muito a segurança e a estabilidade. É um mercado promissor, apesar dos desafios atuais.





- Bom, parece que as opiniões ficam divididas. O Bitcoin tem seus prós e contras em relação à segurança. Mas uma coisa é certa: esse mercado de criptomoedas veio para ficar e vai evoluir muito nos próximos anos, isso é certinho como comer pão e beber vinho.



Referências:

Bitcoin - Wikipedia

 The brutal truth about Bitcoin - Brookings Institution

 How Bitcoin Works - Investopedia


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário