domingo, 24 de abril de 2011

A DIVERSIDADE OU A ROTINA DA NÃO REPETIÇÃO


Quando algo é sempre igual diz-se monótono. Isso é bom ou mau?
Em certas doenças mentais, a alteração das rotinas diárias provoca agitações comportamentais difíceis de lidar com elas. As crianças também necessitam de rotinas nas refeições, nas horas de sono e no grupo das pessoas mais íntimas.
O facto de algo se repetir de uma forma mais ou menos exacta, dá-nos garantias preditivas, permitindo-nos ganhar segurança perante certos acontecimentos da vida.
Por outro lado, quando só conseguimos viver confortavelmente perante situações já conhecidas, isso indicia pouca capacidade adaptativa da nossa parte.
Existem os hiperactivos que só estão bem perante situações permanentemente novas, não se sentindo confortáveis muito tempo no mesmo sítio ou a lidar com a mesma situação.
A diversidade poderá ser por exemplo: o Manel embebedar-se hoje, drogar-se com coca amanhã, estar sóbrio depois de amanhã, injectar-se com heroína no outro dia, etc.
Ser monótono será o Manel:
Embebedar-se todos os dias ou drogar-se todos os dias com coca ou drogar-se todos os dias com outro alucinogénio ou estar todos os dias sóbrio.
CONCLUSÃO
A opção entre diversidade e monotonia depende de muitos factores, não te sintas agarrado a um conceito.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário