quinta-feira, 1 de junho de 2023

LIXO COM ORIGEM EM MÁS PRÁTICAS




 

- Temos de antecipar a poluição feita por aquele tipo de pessoas ou organizações que não se preocupam minimamente com o que deitam para o chão, para a água ou para a atmosfera quando seria evitável.



- Dá lá exemplos, pois dito assim parece que teríamos de andar em cima de todas as empresas com emissões.

- Quando digo emissões não é só na fase gasosa, mas também nas fases líquida e sólida.


- Não estou a dizer para substituirmos as organizações ambientais e estatais que fazem isso, pois o cidadão comum não consegue aceder a quase nenhuma dessas descargas.

- Estou a falar naquele condutor que deita o maço de tabaco vazio para o chão em andamento, aquele transeunte que deita o papel ou o plástico que embrulha o gelado para o passeio, o pescador que deixa na praia isco e pedaços de caixas de esferovite, o cidadão que queima materiais com cloro ou outras composições altamente poluentes que até criam chamas de cores estranhas.

- É este tipo de poluição gerada pelo cidadão comum que é um mau comportamento ambiental e que temos de evitar. É o cidadão que até aponta o dedo à poluição das empresas mas que individualmente são ambientalmente desleixados.


- Compreendo o que estás a dizer e acho muito bem!

- Criar sites e blogues onde se mostram pessoas a deitar o lixo para o passeio, o saco plástico para a água do rio ou do mar, a queima de misturas de plásticos e PVC's no quintal ou nas queimadas na quinta.

- Sim as imagens iam dar uma força muito grande à consciência ambiental individual.

- O ambiente não são só os cuidados que as empresas têm que ter, os cidadãos são milhões e milhões e basta cada um fazer uma asneirinha todos os dias para se repercutir de uma forma brutal.


- Pois é essa ideia que temos de começar a trabalhar em maior escala, pois ainda há pessoas que pensam que o lixo ambiental é o que os outros fazem.

- Temos de mostrar a cara das pessoas que estão a deitar lixo para o chão, para o rio ou para a atmosfera.

- O fumador é logo o primeiro caso de poluição atmosférica, seja de tabaco, de haxixe, de crack ou de outro consumo qualquer com emissão de fumos.

- Aquelas feiras onde no final as tendas dos feirantes deixam o chão cheio de plásticos e outros materiais que deviam ter sidos colocados em contentores de lixos próprios ali existentes, estes são exemplos que geralmente já não sensibilizam o cidadão comum.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário