sábado, 12 de julho de 2014

CANCRO CROMADO, INSULINA E DIABETES





- O crómio é mau para a saúde quando ingerido em certas quantidades e conforme as suas ligações químicas quando é absorvido, mas é fundamental em concentrações até 50 microgramas (milésimas da grama) numa forma absorvível, para potenciar o funcionamento da insulina de modo a gerir a concentração e utilização dos açucares no sangue.




- Ai é? Mas tinham dito neste blogue que o crómio fazia mal à saúde, falavam em provocar cancro do pulmão e que era mau viver ao pé de estradas com muito movimento, por causa dos gases dos escapes terem crómio que se acumulava no corpo e provocava esse tipo de doenças.




- Isso é verdade, mas tal como disse, depende da forma molecular de absorção e da quantidade, pois em concentrações acima dos valores em que o crómio ajuda ao funcionamento da insulina passa a bloquear o seu funcionamento: o que nos protege do excesso é o facto de existirem poucos nutrientes que tenham naturalmente crómio.



- Então se tivermos hortas perto da estrada, as plantas que comermos dessas hortas já têm o crómio suficiente para nos ajudar no trabalho da insulina!?





- Errado, estamos é a comer acumulações excessivas de crómio: repara que 50 microgramas é muito muito pouco, são milésimas da grama. Comer plantas crescidas ao pé da estrada é ingerir crómio e de outros metais em excesso que se acumulam a partir dos gases de escape.



- Mas os gases são gases, como é que têm metais que são pesados? Deves estar enganado.!?




- Os gases de escape vêm quentes e os metais vêm dispersos na forma de micropartículas, ninguém os consegue ver, além disso chamam-se gases de escape porque só nos apercebemos da forma gasosa: quando lhes deram o nome ainda não sabiam a sua composição e como aparentavam ser só gases assim foram batizados.



- Chefário, tu sabes umas coisas, estou impressionada contigo.
- Estava a pensar ir ver o museu da Ciência, em Lisboa, mas sozinha não ia perceber muita coisa.





- Está bem, eu vou contigo, gosto sempre de ir lá, além disso fica numa zona verde junto ao rio Tejo, depois podemos ir passear mais um pouco.




- Óoh Chefário... Tu és um querido!



Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário