quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CRESCER EFECTIVAMENTE

Nos últimos cinquenta anos a altura das novas gerações aumentou 10 a 15 cm, o que significa que necessitam de mais comida para se manterem vivos do que as gerações anteriores.
Além de serem maiores, há mais pessoas neste planeta a comerem os alimentos que são colhidos, em menos terras aráveis do que as exploradas há 50 anos atrás.
A economia cresceu mais que a população em países desenvolvidos, nos quais o aumento da referida população foi baixo, mas se considerármos a América Latina, a África e alguns países do Sudeste asiático: o aumento populacional foi muito maior que o aumento da economia.
Os meios de comunicação nestes 50 anos tiveram um desenvolvimento e uma democratização sem precedentes, levando as pessoas a saberem tudo o que se passa quase em cima do acontecimento: o que permite que aquele que vive em estado quase natural possa ambicionar a ter todos os artefactos tecnológicos actualmente existentes. Esta evolução tecno-informativa aumentou muito a ambição individual de toda a população mundial, criando-lhes pseudo-necessidades que os vendedores exploram e tentam que sejam satisfeitas, a bem dos seus lucros.
Os meios de transporte são fáceis e rápidos colocando qualquer um na outra ponta do globo em poucas horas, esta é a origem da descaracterização das culturas, que está a acelerar a um ritmo desnorteante.
A vaga de contestação, através de novos meios de comunicação, nos países Islâmicos é um dos sintomas mais evidentes do mundo moldado no consumismo inconsequente.
CONCLUSÃO
As pessoas há 50 anos: eram mais pequenas, comiam menos, fisicamente trabalhavam mais e tinham menos necessidades consumistas.
Estas pessoa eram pessoalmente mais exploradas nos seus trabalhos, mas o mundo era mais limpo, pois andava-se muito mais a pé, em transporte público e consumia-se menos: as modas eram assuntos menores e supérfluos.
Agora fala-se muito em ecologia, mas tal conceito só tem melhorado a informação acerca do assunto, a realidade tem ficado cada vez pior.
Bloggersapão

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