domingo, 30 de janeiro de 2011

A LUA E A NOSSA VIDA

Há pessoas que andam com a cabeça na lua, noutros casos a lua não sai da cabeça da pessoa, há ainda aqueles que se dedicam a ir à lua, há os que ficam alterados com a lua, há muitas menstruações alinhadas com o ciclo da lua, muitos nascimentos surgem na lua cheia, esta substitui os candeeiros à noite e nestas noites alguns ladrões não se atrevem a roubar com tanta luz.
Do nosso conceito de vida faz parte o dia e a noite, a rainha da noite no céu é a lua, o maior objecto suspenso na escuridão nocturna.

A lua está a cerca de 380 000 Km da terra e o meu carro desde que saiu do stand já andou 378 000 Km, se tivesse andado sempre no sentido da lua, estava quase a chegar lá. Um carro com um motor que consegue manter-se a trabalhar bem durante a distância da terra à lua, já é considerado um carro com um bom motor.

A lua surgiu a cerca de 22 000 Km da terra, quando esta tinha uma rotação rápida com um dia de 8 h, no entanto actualmente o dia já tem cerca de 24 h graças à estabilização gravitacional que lhe conferiu a lua, esta afasta-se da terra cerca de 3.8 cm por ano o que significa que daqui a 100 000 anos estará ao dobro da distância da terra e esta terá um dia de 26 h, o que seria bom para muitos contemporâneos.
As marés são provocadas pela interferência da rotação da terra com o lado exposto para a lua e sem este fenómeno as ondas seriam totalmente diferentes, não havendo condições para o meu surf.
Sem a interferência da lua durante o período de amadurecimento da terra, esta não teria os continentes que actualmente existem, tendo a terra muito mais superfície de água oceânica, logo as ondas eram muito maiores e a terra seca teria muito menor superfície exposta, sendo o surf e o body board impossíveis de praticar.
CONCLUSÃO
Estamos intimamente ligados à lua: sendo quase impossível a nossa existência se este objecto celeste não estivesse no sítio certo na altura adequada.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário