sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UGA ANDA


Uganda é um país da áfrica oriental e o seu nome tem origem no reino do Buganda que ocupava uma zona que incluía a atual capital Kampala.
O fertil planalto entre os dois ramos do Vale do Rift, antes de chegarem os árabes e os europeus, era habitado por bantus e nilotas, sendo essa a base da população do Uganda.
Os bantos terão origem na zona dos atuais Camarões e Gabão, tendo hábitos agrícolas e conhecendo a tecnologia do ferro, ter-se-ão deslocado para leste nos últimos 4000 anos e depois para sul misturando-se com outros povos, ocupando toda essa zona sul de África, excepto a zona dos bosquímanos e dos hotentotes no sudoeste.
Os nilotas, com costumes pastorícios seriam menos sedentários, este conjunto de povos tem origem no sul do Nilo ou seja terão surgido na zona do primeiro troço do Nilo, tendo-se misturado com os bantos em zonas onde agora são o Uganda a Somália, o Quénia e a Tanzânia.
É nesta confluência de bantos com nilotas, nesta zona do Vale do Rift, que a partir do século XIX surgem árabes e europeus influenciando os credos e alguns aspetos do seu modo de vida.
Como na maior parte do mundo o modo de vida está muito ligado à religião, parece que a influência dos europeus dominou no Uganda, pois cerca de 83 % da população tem uma crença cristã, sendo a islâmica a segunda maior.
O original reino do Buganda em 1888, foi doado à Companhia Britânica da África Oriental que em 1894 se tornou um protetorado do Reino Unido, viria a tornar-se independente só na década de 60 do século XX: 9 de Outubro de 1962.
Este país teve um dirigente famoso de 1971 a 1979: Idi Amin que expulsou os residentes de origem indiana e que dizem ter mandado matar cerca de 300 000 ugandeses, a sua fama foi tema de um filme chamado “Rei da Escócia” que tenta mostrar o seu temperamento ao longo do tempo de governação.
Foi também durante a governação de Amin que os israelitas fizeram a primeira operação de resgate sem espinhas fora do seu país, ao resgatarem cerca de 200 concidadãos de uma forma tão espetacular que há quem diga ser a operação de resgate mais perfeita da história, tendo originado vários filmes.
CONCLUSÃO
O Uganda é um país tropical constituído tipicamente por uma mistura de bantus e nilotas que tiveram de aturar europeus britânicos e árabes islâmicos, tendo conseguido mesmo assim a sua independência em 1962 graças à destabilização que os soviéticos fizeram na zona.
Agora dão ares de democracia embora o seu PIB per capita e o seu índice de desenvolvimento humano sejam baixos.
Bloggersapão

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INCENSOS PURIFICANTES

A DECO chamou a atenção dos benzenos e outros tóxicos existentes na queima de incensos que se vendem no mercado. As madeiras e as plantas em geral são substâncias naturais muito ricas em componentes diversificados, dando a sua queima produtos muito diversificados e como é queima, provoca lixo gasoso e partículas que nunca são bons para inalar.
Os incensos são matéria orgânica vegetal que é combinada para dar um certo aroma, eventualmente adicionam-lhe mais uns retardadores de chama e aromatizantes, sendo isso suficiente para criar uma queima com fumos não controlados em termos de qualidade.
Nas minhas práticas yoguis de há uns anos atrás usava incenso, chegando a usá-lo mesmo fora da situação de prática, só para absorver prana, tive de desistir porque por vezes ganhava alergia aquele cheiro ficando com espirros e entupindo o nariz, entretanto veio a lume a eventual carcinogenia dos mesmos, tendo deixado de os usar. Na realidade a inalação sem qualquer fumo seja incensório ou não é muito melhor (mais prânico).
O incenso no oriente é como a purificação através da imersão no Ganges, na mesma água onde ficam cadáveres a apodrecer.
Bloggersapão

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PUSSY RIOT: PRISIONEIRA PUNK

A colónia prisional da Mordóvia recebeu uma das três ainda prisioneiras do grupo Pussy Riot, para onde foi transferida no Outono passado: diz esta menina que têm de trabalhar 16 a 17 horas por dia, só podem dormir 4h e só têm um banho cada 2 a 3 semanas, sendo obrigadas a um silêncio ensurdecedor e a uma falta de respeito como seres humanos.
As Pussy Riot foram acusadas de ódio religioso por terem entrado numa catedral russa e tocado e dançado punk, na realidade na altura disse e continuo a dizer que se meteram com Cristãos Ortodoxos, pois se fosse com Islâmicos nem tinham conhecido mais que uma prisão, já estavam a ver a Terra lá de cima ou lá de baixo, conforme a perspetiva.
Foi um êxito a Nadezhda Tolokonnikova ter conseguido ter passado cá para fora os maus tratos e falta de direitos a que estão sujeitas as mulheres daquela prisão russa, no entanto devido às suas constantes queixas, muitas amigas dela sofreram bastante.
CONCLUSÃO
Passar de contestadora punk livre para prisioneira que não se pode queixar e a trabalhar 16 horas é brutal.
Bloggersapão

Pensa bem: RANKING DOS POST's MADE BY BLOGGERSAPAO

Pensa bem: RANKING DOS POST's MADE BY BLOGGERSAPAO: Dos posts do bloggersapão o mais visto é “Exoesqueleto e endoesqueleto” escrito a 24 Setembro de 2010, ainda não sei bem qual a motivaçã...

Pensa bem: Pensa bem: TUBARÃO COMEDOR

Pensa bem: Pensa bem: TUBARÃO COMEDOR: Pensa bem: TUBARÃO COMEDOR : Os tubarões por vezes fazem lembrar os homens, comem-se em função do seu puder. O governo Sírio usou armas quím...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RANKING DOS POST's MADE BY BLOGGERSAPAO

Dos posts do bloggersapão o mais visto é “Exoesqueleto e endoesqueleto” escrito a 24 Setembro de 2010, ainda não sei bem qual a motivação dos meus leitores sobre este post em detrimento de outros que considerei muito melhores, mas a realidade é que todos os dias é visto e por mais pessoas que os outros.
Em segundo lugar e visto quatro vezes menos que o anterior, vem um post chamado “Símbolos sociais”, escrito a 26 de Março de 2011 e que aborda a influência do Sr. John Pierpont Morgan, o homem mais rico do mundo no despertar do século XX. A JPMorgan & Co é um tentáculo do seu legado e gere atualmente triliões de dólares: o íman deste post terá sido a curiosidade sobre a vida abastada ou sobre a capacidade de manipular o tecido empresarial?
Em terceiro lugar e visto por menos de metade dos que viram o segundo post, e por um oitavo dos que viram o primeiro do ranking vem “Imagens de casas de vidro”: consiste em pura arte arquitectónica mostrando casas estilizadas e muito transparentes envolvidas pela natureza, tal como eu gosto delas.
Cheguei a escrever uma sequela do primeiro lugar dando-lhe o nome de “Endoesqueleto e exoesqueleto”, tendo sido escrito a 25 de Janeiro de 2013, a sua procura foi um êxito dentro do conceito estatístico deste blogue mas ainda não passou do sétimo lugar.
Quanto aos visitantes, o Brasil é o país com mais registos de visualização seguido por Portugal, em terceiro vêm os Estados Unidos ou “os USA” como lhes costumo chamar. O ranking dos países visitantes deste post nem sempre teve este perfil, era dominado de longe por Portugal, mas como no último ano tem sido raro publicar os post’s do bloggersapão no facebook, perdi muita audiência tradicional deslocando-se o perfil do leitor típico de Portugal para outros países, pois a principal fonte de divulgação tem sido o Google +.É de realçar que a Rússia vem em quinto lugar nas visitas, a Ucrânia em nono e Angola em décimo, embora haja visitas não esporádicas da Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Indonésia, Malásia e por aí fora.
Em função dos visitantes tive de adaptar a abordagem dos temas de forma que já não estou a escrever só para portugueses, tenho de levar essa realidade em conta quando escrevo, explicando com mais detalhe certas coisas que para o leitor português seria óbvio.
O facto de haver leitores com culturas tão diversas também me inspiram a investigar acerca de assuntos relacionados com essas culturas, permitindo a esses leitores mais familiaridade com o que é escrito por aquele indivíduo dum país chamado Portugal.
Se passar novamente a publicar regularmente no facebook é de contar com alterações na origem dos leitores.
CONCLUSÃO
O importante não é só captar leitores, é preciso adaptar-nos a eles.
Bloggersapao

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pensa bem: 500 POST's

Pensa bem: 500 POST's: 500 post’s é muita conversa: quando comecei este blogue, foi a primeira vez que passei a escrever regularmente e não tinha a certeza de ...

500 POST's

500 post’s é muita conversa: quando comecei este blogue, foi a primeira vez que passei a escrever regularmente e não tinha a certeza de o conseguir manter por muito tempo embora no fundo achasse que sim, tinha todo um historial de conversas com os meus colegas e amigos que indiciava um jorro de temas variados e sempre a fluir.
Uma das críticas que alguns dos meus interlocutores verbais me apontam tem sido o facto de começarmos uma conversa num tema e por vezes em poucos minutos já puxei a conversa para um assunto totalmente diferente, no entanto não há propriamente um salto entre dois temas desligados, mas sim uma continuação a partir de um certo aspecto que evidencia mais interesse temporário nessa caraterística da conversa.
Na realidade, quanto à transmissão de mensagem do eu para os outros, existem três tipos de pessoas:
as que nunca têm nada ou quase nada para dizer, sendo aquelas que verbalmente não são especialmente motivadas,
as que têm sempre alguma coisa para dizer mas não se explanam por aí além, são os faladores moderados e
os muito faladores que são aqueles que conseguem estar em diálogo farto ou mesmo aqueles que estão sempre a falar, ocupando-nos a cabeça a tempo inteiro com a sua conversa, sendo esta por vezes interessante, mas noutros casos até é martirizante, dependendo da sua visão do mundo.
Quanto ao interesse da mensagem em si:
há os que falam só do dia a dia e dos seus problema imediatos que lhe estão a atormentar a cabeça, falando só do trabalho, da família e dos amigos, sendo o futebol no caso dos homens ou as compras no caso das mulheres, o tema mais abstrato e distante que conseguem verbalizar.
Há os que se interessam muito por problemas sociais e dos outros, passando as suas conversas a debater as políticas da Câmara Municipal, dos Governos, do tecido empresarial, das relações laborais e por aí.
Ainda há aqueles que falam de tudo, parecendo saber e ter opiniões sobre todos os temas que surgem.
A mensagem pode servir para descarregar a nossa frustração imediata, sendo aquela que aborda as temáticas do dia ou da semana em causa, pode ser didática e ainda pode ser uma forma de descontrair as ideias, abordando temas variados e saltando de uns para outros: é mais aqui que me tenho situado, não abordo os meus problemas, mas toco temas que acho serem interessantes para muitos, permitindo-me ser mais imparcial e descontrair as ideias.
Depois de ter surgido este blogue, criei outro, o “pensacm. blogspot.com”, que pretendeu ter uma abordagem mais social e séria, evitando a abordagem mais radical que por vezes o “bloggersapão.blogspot.com” possui, mais tarde criei ainda uma comunidade no “Google +” chamada “Não aditivados” que é uma abordagem sobre todo o tipo de aditivos que procuramos ou a que estamos sujeitos, sendo alguns deles negativos embora outros sejam positivos para a nossa existência, o conceito que pretendo transmitir nessa comunidade é o facto de termos a tendência de recorrer a aditivos muitas vezes viciantes e perniciosos para potenciar as nossas capacidades sem que naturalmente as tenhamos explorado só com as nossas capacidade, seria o mesmo que metermos aditivos no combustível do nosso carro para ter mais potência, quando o carro só por si dá 250 Km/h e nunca passámos dos 80 Km/h.
CONCLUSÃO
Formas de me expressar na net:
“bloggersapão.blogspot.com”
“pensacm. blogspot.com”,
Comunidade “Não aditivados”, no Google +


Bloggersapão

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pensa melhor: TENRINHAS COM MAIS DE 16 ANOS

Pensa melhor: TENRINHAS COM MAIS DE 16 ANOS: O uso de crianças e adolescentes na indústria da moda está finalmente a ser abordada pela legislação de um país, a França. A abor...

LINGUAJAR

A necessidade atual de saber várias línguas para sobreviver, é um desperdício de tempo e recursos. Esta é a minha opinião.
Há umas décadas atrás houve uma tentativa de criar uma língua universal, mais terrestre que universal, tendo como requisitos ter uma gramática fácil, palavras pouco difíceis e que iria beber à maior parte das grandes línguas existentes, esta ideia era equivalente à incineração dos cadáveres.
Quando as pessoas são incineradas, não deixam rasto algum da sua existência para quando os arqueólogos do futuro andarem a rapar a terra, ou seja, se todos passássemos a ser incinerados, criar-se-ia um lapso de esqueletos tal que no futuro distante poder-se-ia pensar que houve um período na Terra em que a raça humana praticamente teria desaparecido.
Nos estudos que se fazem acerca da evolução do Homem, usam-se três vias principais: os ossos dos cadáveres que se vão encontrando, a comparação das várias línguas usadas pelos vários povos existentes atualmente na Terra e a comparação do ADN desses povos . Todas estas abordagens têm desfasamentos temporais entre si, no entanto dá-se mais importância aos estudos dos ossos e do ADN.
Se passássemos a falar todos a mesma língua, voltaríamos à origem da linguagem, pois há vários linguistas que são da opinião que todas as línguas têm origem numa só, se fossem todas convertidas numa só teria de haver doutoramentos nas várias 6000 línguas ainda existentes para que esse património cultural não se perdesse, tal como se faz com a preservação dos monumentos históricos.
Mas na realidade se a informática tivesse a diversidade da linguagem humana atual, não tinha tido o desenvolvimento e a aceitação que teve em tão pouco tempo.
Repare-se que existem profissões dedicadas somente a saber línguas estrangeiras, sendo estas línguas autênticas barreiras comunicativas entre as pessoas: bloqueando trocas comerciais, amizades e até amores, no fundo é a maior barreira racista que existe.
CONCLUSÃO
Se ela é muito gira mas só fala chinês, tu que és polaco não tens hipóteses.
Bloggersapão

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BILL GATES, O BOM RICO

Bill Gates é novamente o homem mais rico do mundo e a 20ª vez o mais rico dos USA.
Bill embora tenha um certo ar de extra terrestre, daqueles que envelhecem devagarinho, tem mantido os seus programas como os mais preferidos pelos informáticos, permitindo que o mundo da informática ainda seja perceptível a muitos, pois se houvesse uma maior equidade na distribuição de programas diferentes para fazer as mesmas coisas: então as compatibilidades seriam um pandemónio e a informática um atrofio total.
Mas tem sido por este monopólio dos programas informáticos que o Bill tem sido massacrado com multas e tribunais.
Este senhor tem uma fundação que distribui bens e conhecimento por países terceiros verdadeiramente carenciados. Poderão dizer:
- Pois quer que eles se desenvolvam para se tornarem consumidores dos seus produtos,!
Na realidade também pode ser assim, mas a sua instituição faz muita diferença na qualidade de vida das pessoas que atinge.
CONCLUSÃO
O Bill sempre foi visionário e é daqueles empresários que respeita verdadeiramente o seu empregado.
O mundo sem o Bill era pior e muito mais ignorante.
Bloggersapão

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pensa bem: A PRESSÃO DOS CONSUMIDORES DO GÁS DE XISTO

Pensa bem: A PRESSÃO DOS CONSUMIDORES DO GÁS DE XISTO: As reservas conhecidas de crude e outros óleos explorados a partir da terra dão para mais 55 anos a consumir ao ritmo atual, se acrescen...

A PRESSÃO DOS CONSUMIDORES DO GÁS DE XISTO

As reservas conhecidas de crude e outros óleos explorados a partir da terra dão para mais 55 anos a consumir ao ritmo atual, se acrescentarmos os outros óleos thight óleo, óleo de xisto, as reservas conhecidas do gás natural e do gás de xisto passamos a falar de 200 anos de consumo ao nível atual. Estas são as reservas conhecidas, mas se falarmos nas estimativas e estas não estão confirmadas, então poderemos pensar em muito para além dos 200 anos.
Estas reservas e estimativas só têm rentabilidade se pensarmos em preços elevados, pois são jazidas com uma exploração cara.
O gás de xisto nos USA já está a ser alvo de loobying dos consumidores que conseguiram que fosse legislada a proibição da exportação deste vasto recurso energético para que os preços se mantenham baixos para o consumidor industrial doméstico, à custa da falta de rentabilidade do explorador / produtor deste recurso.
CONCLUSÃO
As energias alternativas, enquanto houver estes tipo de recursos, serão para entreter o pessoal ambientalista e não serão levadas a sério, a menos que algum presidente dos USA, da CE, da China ou da Índia consiga arrastar este assunto para a sua agenda de governante.
Bloggersapão

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pensa bem: O PESO DA MULHER

Pensa bem: O PESO DA MULHER: É de mulher ser vistosa, embora no reino animal seja o macho quem costuma ser mais vistoso. As mulheres são ensinadas a ser vistosas p...

O PESO DA MULHER

É de mulher ser vistosa, embora no reino animal seja o macho quem costuma ser mais vistoso.
As mulheres são ensinadas a ser vistosas para cativar muitos homens e simultaneamente a não serem muito dadas a intimidades fáceis.
O homem é ensinado a ser apreciado por muitas mulheres mas a limitar-se às intimidades.
Esta ilógica tem criado milhões de mulheres e homens que passam a maior parte da vida sós porque não estão virados para o risco de falharem nos relacionamentos.
Por outro lado já existe uma multidão de casais ao serem pais do primeiro filho se divorciaram a seguir e não querem mais descendentes.
O descrito passa-se mais em países economicamente mais desenvolvidos, no entanto em vários países que estão em vias de desenvolvimento acontece um fenómeno um pouco diferente: as meninas não são apreciadas como filhos, então as mães fazem abortos, matam-nas quando nascem ou vendem-nas enquanto crianças, provocando um excesso de homens que em adultos têm dificuldade em encontrar esposa, as candidatas a esposas entretanto acabam por ser muito valorizadas e a casar com estrangeiros ricos, passando os seus amigos e vizinhos de infância quando homens sem mulher uma vida inteira.
CONCLUSÃO
Estas práticas sociais seriam adequadas para baixar a população mundial, dado ser excessiva, mas na realidade não é isso que acontece, continua a explodir à custa dos que não têm problemas desses.
Bloggersapão

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pensa bem: AS ENERGIAS FÓSSEIS CONTINUARÃO A DOMINAR

Pensa bem: AS ENERGIAS FÓSSEIS CONTINUARÃO A DOMINAR: Quem faz atualmente as análises e previsões económicas e de consumo mundial, baseia-se numa economia chinesa mais estruturada que a indi...

AS ENERGIAS FÓSSEIS CONTINUARÃO A DOMINAR

Quem faz atualmente as análises e previsões económicas e de consumo mundial, baseia-se numa economia chinesa mais estruturada que a indiana, desta forma consideram que a Índia vai ter um crescimento económico e de consumo menor que o Chinês: é este o ponto que coloca a China à frente de todos em 2035, embora a Índia nesse ano vá ter mais umas centenas de milhões de cidadãos que a China.
As previsões das reservas mundiais rentáveis de hidrocarbonetos aumentam de 30 para 55 anos, depois das últimas descobertas de crude no Brasil, de gás natural em Moçambique, no Katar e no Irão e de gás de xisto nos USA.
Os USA depois das suas descobertas de gás de xisto em grandes quantidades passaram de fortes importadores de gás, principalmente do Qatar, para futuros próximos exportadores de gás. Todo este gás norte americano já baixou apreciavelmente o preço do crude no índice de New York. O gás de xisto neste país já gerou pelo menos um filme em Hollywood e a sua introdução temática na nova temporada da série Dallas.
A formação do preço do gás é esquematizado à semelhança do preço do crude, só que atualmente ainda está mais mafiado, pois chega a custar 5 ou 6 vezes mais para os japoneses que estão a substituir as centrais nucleares por centrais a gás e o aproveitamento desta sua fragilidade em consequência dos terramotos a que foram sujeitos recentemente não é digna.
O Japão está a baixar a sua insegurança como plataforma demasiado instável para centrais nucleares e o mercado do gás a ganhar dinheiro com os desgraçados: será que é a vingança dos dumpings que eles fizeram nos anos 80’s e 90’s, quando impunham os seus produtos no mercado americano e europeu a preços baixíssimos e depois de esmagada a concorrência subiam os preços à la carte?!
No pico da onda estão os geólogos com estas novas descobertas da industria que explora o crude e o gás dos intestinos da Terra, porque as boas margens no negócio dos hidrocarbonetos está na exploração, extração da terra, além do referido negócio do gás.
Se realmente o aumento do CO2 na atmosfera é o responsável pelo aumento de temperatura da Terra, então com os consumos de hidrocarbonetos previstos para a Ásia em 2035, mesmo com a Europa e América do Norte a diminuir as emissões, o CO2 ainda vai subir bem.
As energias alternativas, segundo as previsões das grandes empresas energéticas, ainda serão muito incipientes em 2035, pois o grande consumo ainda andará nas gasolinas e gasóleos embora a baixar a sua cota mas o gás a aumentar apreciavelmente.
A queima do gás diminui as emissões de CO2 relativamente aos líquidos gasóleo e gasolina mas emite na mesma bastante.
CONCLUSÃO
A situação em que cada cidadão poderá ser praticamente autossuficiente energeticamente através da utilização de energias alternativas e que estas tenham um desenvolvimento tal que possam ser aplicadas à indústria sem limitações: ainda não é visível.
Bloggersapão

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pensa bem: A FAMA DA CHINA

Pensa bem: A FAMA DA CHINA: Nas apresentações que se costumam fazer sobre os consumos energéticos, emissões de CO2, número de carros e de outros bens, colocam sempr...

A FAMA DA CHINA

Nas apresentações que se costumam fazer sobre os consumos energéticos, emissões de CO2, número de carros e de outros bens, colocam sempre a China como sendo o maior consumidor em 2035 ou em 2050, o que eventualmente é um erro.
Hoje numa apresentação sobre consumos de energia, apresentavam graficamente a China como o maior consumidor de energia em 2035 e em segundo lugar, representando para aí um terço ou um quarto da China, aparecia a Índia: chamei à atenção de que a China em 2035 terá menos população que a Índia.
Na realidade a população indiana reproduz-se ao ritmo que lhe apetece, embora tenha havido campanhas voluntárias para controlo da natalidade, enquanto a China continua a reprimir e bem a reprodução aleatória humana, deste modo a Índia ultrapassará a população da China entre 2015 e 2020, se não ultrapassou já.
Embora ainda haja quem afirme que a população indiana só ultrapassará a Chinesa em 2030, na realidade em 2035 já a Índia deve ter mais umas centenas de milhões de almas do que a China.
Atualmente a Índia tem 8 carros por 1000 habitantes e a China já vai nos 18, quem tem mais potencial para crescer no consumo de carros e combustível ? A Índia !
Quem está a crescer economicamente muito depressa e a apresentar produtos de melhor qualidade que a China ? A Índia !
Quem tem uma população que é mais miscível com outros povos ? A Índia !
Qual é a cultura mais estranha para o grande consumidor atual ? A China !
Então em 2035 se a Índia não for o maior consumidor de energia não terá certamente 1/3 ou ¼ do consumo da China, mas estará praticamente a par.
Esta é a minha opinião!
CONCLUSÃO
Penso que ficámos todos embebidos com a explosão económica dos chineses socialistas, mas continuam a apresentar produtos sem qualquer qualidade no mercado internacional e com isso a irritar milhares de milhões de consumidores que sentem estar a perder dinheiro quando compram barato mas chinês.
Bloggersapão

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pensa bem: TUBARÃO COMEDOR

Pensa bem: TUBARÃO COMEDOR: Os tubarões por vezes fazem lembrar os homens, comem-se em função do seu puder. O governo Sírio usou armas químicas contra a oposição e ...

TUBARÃO COMEDOR

Os tubarões por vezes fazem lembrar os homens, comem-se em função do seu puder. O governo Sírio usou armas químicas contra a oposição e agora governos mais poderosos querem usar armas ainda mais potentes mas legais contra o governo Sírio. Mas superpotências nucleares do Concelho de Segurança da ONU podem ameaçar esses países mais poderosos e provocarem-lhes problemas com as suas dívidas externas. A Síria, segundo a CIA era um dos países, a par com o Irão e a Coreia do Norte, que andava a desenvolver a bomba atómica, Israel com pezinhos de lã foi lá e destruiu qualquer coisa que não foi muito badalado mas que gerou um ataque do Hamas da Faixa de Gaza a Israel um mês depois, há uns anitos atrás. A Síria não tem muito petróleo mas se ficar politicamente destabilizada os fundos e as instituições secretas para o desenvolvimento da tal bomba desapareçem: por uns anos descansam desse perigo da posse da bomba por mais um país do Médio Oriente. CONCLUSÃO Será que é isso? Bloggersapão