terça-feira, 3 de setembro de 2013

A FAMA DA CHINA

Nas apresentações que se costumam fazer sobre os consumos energéticos, emissões de CO2, número de carros e de outros bens, colocam sempre a China como sendo o maior consumidor em 2035 ou em 2050, o que eventualmente é um erro.
Hoje numa apresentação sobre consumos de energia, apresentavam graficamente a China como o maior consumidor de energia em 2035 e em segundo lugar, representando para aí um terço ou um quarto da China, aparecia a Índia: chamei à atenção de que a China em 2035 terá menos população que a Índia.
Na realidade a população indiana reproduz-se ao ritmo que lhe apetece, embora tenha havido campanhas voluntárias para controlo da natalidade, enquanto a China continua a reprimir e bem a reprodução aleatória humana, deste modo a Índia ultrapassará a população da China entre 2015 e 2020, se não ultrapassou já.
Embora ainda haja quem afirme que a população indiana só ultrapassará a Chinesa em 2030, na realidade em 2035 já a Índia deve ter mais umas centenas de milhões de almas do que a China.
Atualmente a Índia tem 8 carros por 1000 habitantes e a China já vai nos 18, quem tem mais potencial para crescer no consumo de carros e combustível ? A Índia !
Quem está a crescer economicamente muito depressa e a apresentar produtos de melhor qualidade que a China ? A Índia !
Quem tem uma população que é mais miscível com outros povos ? A Índia !
Qual é a cultura mais estranha para o grande consumidor atual ? A China !
Então em 2035 se a Índia não for o maior consumidor de energia não terá certamente 1/3 ou ¼ do consumo da China, mas estará praticamente a par.
Esta é a minha opinião!
CONCLUSÃO
Penso que ficámos todos embebidos com a explosão económica dos chineses socialistas, mas continuam a apresentar produtos sem qualquer qualidade no mercado internacional e com isso a irritar milhares de milhões de consumidores que sentem estar a perder dinheiro quando compram barato mas chinês.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário