sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UGA ANDA


Uganda é um país da áfrica oriental e o seu nome tem origem no reino do Buganda que ocupava uma zona que incluía a atual capital Kampala.
O fertil planalto entre os dois ramos do Vale do Rift, antes de chegarem os árabes e os europeus, era habitado por bantus e nilotas, sendo essa a base da população do Uganda.
Os bantos terão origem na zona dos atuais Camarões e Gabão, tendo hábitos agrícolas e conhecendo a tecnologia do ferro, ter-se-ão deslocado para leste nos últimos 4000 anos e depois para sul misturando-se com outros povos, ocupando toda essa zona sul de África, excepto a zona dos bosquímanos e dos hotentotes no sudoeste.
Os nilotas, com costumes pastorícios seriam menos sedentários, este conjunto de povos tem origem no sul do Nilo ou seja terão surgido na zona do primeiro troço do Nilo, tendo-se misturado com os bantos em zonas onde agora são o Uganda a Somália, o Quénia e a Tanzânia.
É nesta confluência de bantos com nilotas, nesta zona do Vale do Rift, que a partir do século XIX surgem árabes e europeus influenciando os credos e alguns aspetos do seu modo de vida.
Como na maior parte do mundo o modo de vida está muito ligado à religião, parece que a influência dos europeus dominou no Uganda, pois cerca de 83 % da população tem uma crença cristã, sendo a islâmica a segunda maior.
O original reino do Buganda em 1888, foi doado à Companhia Britânica da África Oriental que em 1894 se tornou um protetorado do Reino Unido, viria a tornar-se independente só na década de 60 do século XX: 9 de Outubro de 1962.
Este país teve um dirigente famoso de 1971 a 1979: Idi Amin que expulsou os residentes de origem indiana e que dizem ter mandado matar cerca de 300 000 ugandeses, a sua fama foi tema de um filme chamado “Rei da Escócia” que tenta mostrar o seu temperamento ao longo do tempo de governação.
Foi também durante a governação de Amin que os israelitas fizeram a primeira operação de resgate sem espinhas fora do seu país, ao resgatarem cerca de 200 concidadãos de uma forma tão espetacular que há quem diga ser a operação de resgate mais perfeita da história, tendo originado vários filmes.
CONCLUSÃO
O Uganda é um país tropical constituído tipicamente por uma mistura de bantus e nilotas que tiveram de aturar europeus britânicos e árabes islâmicos, tendo conseguido mesmo assim a sua independência em 1962 graças à destabilização que os soviéticos fizeram na zona.
Agora dão ares de democracia embora o seu PIB per capita e o seu índice de desenvolvimento humano sejam baixos.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário