segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RANKING DOS POST's MADE BY BLOGGERSAPAO

Dos posts do bloggersapão o mais visto é “Exoesqueleto e endoesqueleto” escrito a 24 Setembro de 2010, ainda não sei bem qual a motivação dos meus leitores sobre este post em detrimento de outros que considerei muito melhores, mas a realidade é que todos os dias é visto e por mais pessoas que os outros.
Em segundo lugar e visto quatro vezes menos que o anterior, vem um post chamado “Símbolos sociais”, escrito a 26 de Março de 2011 e que aborda a influência do Sr. John Pierpont Morgan, o homem mais rico do mundo no despertar do século XX. A JPMorgan & Co é um tentáculo do seu legado e gere atualmente triliões de dólares: o íman deste post terá sido a curiosidade sobre a vida abastada ou sobre a capacidade de manipular o tecido empresarial?
Em terceiro lugar e visto por menos de metade dos que viram o segundo post, e por um oitavo dos que viram o primeiro do ranking vem “Imagens de casas de vidro”: consiste em pura arte arquitectónica mostrando casas estilizadas e muito transparentes envolvidas pela natureza, tal como eu gosto delas.
Cheguei a escrever uma sequela do primeiro lugar dando-lhe o nome de “Endoesqueleto e exoesqueleto”, tendo sido escrito a 25 de Janeiro de 2013, a sua procura foi um êxito dentro do conceito estatístico deste blogue mas ainda não passou do sétimo lugar.
Quanto aos visitantes, o Brasil é o país com mais registos de visualização seguido por Portugal, em terceiro vêm os Estados Unidos ou “os USA” como lhes costumo chamar. O ranking dos países visitantes deste post nem sempre teve este perfil, era dominado de longe por Portugal, mas como no último ano tem sido raro publicar os post’s do bloggersapão no facebook, perdi muita audiência tradicional deslocando-se o perfil do leitor típico de Portugal para outros países, pois a principal fonte de divulgação tem sido o Google +.É de realçar que a Rússia vem em quinto lugar nas visitas, a Ucrânia em nono e Angola em décimo, embora haja visitas não esporádicas da Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Indonésia, Malásia e por aí fora.
Em função dos visitantes tive de adaptar a abordagem dos temas de forma que já não estou a escrever só para portugueses, tenho de levar essa realidade em conta quando escrevo, explicando com mais detalhe certas coisas que para o leitor português seria óbvio.
O facto de haver leitores com culturas tão diversas também me inspiram a investigar acerca de assuntos relacionados com essas culturas, permitindo a esses leitores mais familiaridade com o que é escrito por aquele indivíduo dum país chamado Portugal.
Se passar novamente a publicar regularmente no facebook é de contar com alterações na origem dos leitores.
CONCLUSÃO
O importante não é só captar leitores, é preciso adaptar-nos a eles.
Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário