quarta-feira, 29 de junho de 2011

AMÉRICA DO SUL, BATATA, AMÉRICA DO NORTE

A batata veio da América do sul, com as descobertas dos Ibéricos, nos séculos XV e XVI.
Existiam vários tipos de batata: estas eram plantadas em função do clima e da terra  . Os Índios que à altura tinham rituais com sacrifícios humanos, no entanto percebiam da batata: desenvolveram a sua cultura em função do ambiente em que eram plantadas.Os Europeus trouxeram este legume para a Europa e cultivaram-na a seu belo prazer, o resultado transformou-se numa monocultura do mesmo tipo de batata. Na Irlanda, país que passou a ter este alimento como base da sua alimentação, em poucas semanas foi acometida por uma praga de um fungo que dizimou a sua única espécie de batata, tendo provocado durante os três anos seguintes a chamada fome da batata. Este fungo chegou de barco e a carência alimentar que provocou levou a uma debandada, também de barco, de Irlandos (Irlandeses) para os Estados Unidos da América, no início do século XX.
CONCLUSÃO
A batata da América do Sul, enriqueceu de mão de obra barata a América do Norte, através dos Irlandos, alguns séculos depois, .
Esta migração contribuíu em muito para a evolução económica deste novo país, tornando-o numa superpotência que muitas vezes manipulou a política da América do Sul, origem da batata.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário