quinta-feira, 23 de março de 2023

PETROLEIRO ARDE RODEADO DE ÁGUA 2





- O petroleiro que começou a arder na terça ao largo da Refinaria de Matosinhos já não tem fogo vivo mas ainda se detetam temperaturas acima do normal.

- O fogo segundo as notícias pegou na casa das máquinas. O procedimento é sair desse compartimento deixando as máquinas paradas, fechar a porta que é estanque e acionar o sistema automático de extinção de incêndios, desta forma como não há renovação de oxigénio fresco as chamas consomem o existente e só isso deve extinguir o incêndio, mas para lá disso ainda existe o fluído extintor que é libertado.


- A tripulação é toda filipina e não é certo que eles hajam assim, são tripulações baratas mas pouco confiáveis.

- Um incêndio na casa das máquinas que durou mais de 24, h existindo esses procedimentos, é estranho.



- Pelo que dizem o navio chama-se Greta K é de Malta, pelo menos está registado lá, a tripulação é toda filipina, mas a transfega de combustíveis do sul para o norte do país é produto totalmente português.

- Não percebo: então fecharam as fábricas da Refinaria de Matosinhos, despediram montes de malta ou deram-lhe a alternativa de ficarem a ganhar uma fração do que ganhavam e irem trabalhar para locais distantes e agora andam a transfegar combustíveis com tripulações estrangeiras e navios estrangeiros?


- Tens razão, então a maior empresa portuguesa não tem navios portugueses para fazer esta transfega? Pelo menos tinha, será que já não tem?

- É preciso virem tripulantes do outro lado do mundo para fazer transfegas dentro do nosso pequeno país?



- A Autoridade Marítima já está a inquirir aquela tripulação, porque tudo aquilo não se percebe bem.

- Os combustíveis transportados eram gasóleo e jet que são produtos acabados para abastecer o norte do país.

- Há notícias que falam em gasolina de avião e jet, mais gasóleo e também diesel, mas gasóleo e diesel é a mesma coisa dita de duas maneiras e jet embora seja combustível de avião não é gasolina.


- Vamos ver o que dão os inquéritos à tripulação!

- Realmente o nosso desemprego subiu para 375 000 pessoas com idade ativa, não se percebe este tipo de circunstâncias tão estranhas depois dos despedimentos daquela Refinaria onde praticamente só trabalha a armazenagem de combustíveis e onde o Primeiro Ministro há uns tempos deu um discurso de apoio ao pessoal despedido e um raspanete à direção da empresa.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário