quarta-feira, 1 de março de 2023

A PIRÂMIDE DA RIQUEZA



 

- Os meus netos na China já não querem ter mais de dois filhos e de preferência um, alguns até nem querem ter filhos porque não têm tempo para isso, é só trabalhar.


- Mas essa era a situação dos japoneses no final dos anos 80's e nos 90's.

- Agora têm a população a baixar e estão a dar a volta a isso com a robotização/ dronização e por aí.

- Mas têm um país onde até os pobres não geram falta de estética nas ruas, tudo é estético, limpo e a ecologia tem um grande impacto na sociedade, além de serem a 3ª economia global porque foram ultrapassados por uma sociedade chinesa muito maior, com mais recursos e que se passou a organizar em termos produtivos.


- Pois no caso da China tal como no Japão a produtividade económica e o enriquecimento acentuado da população nas últimas décadas levou à organização social e à melhoria do nível de vida.

- Na China os velhos, principalmente os urbanos, estão contentes com a sua governação, pois vivem muito melhor do que quando eram novos, atualmente há muito chinês que tem a sua casa garantida eventualmente até morrerem.



- Por isso é que os chineses vão para países cheios de gente nova para o seu próprio enriquecimento: supervisionando o trabalho daquelas populações, assemelhando-se a um neo colonialismo.


- Somos ensinados e malhados todos os dias com uma conversa de que a população tem de estar sempre a subir bem para ser sustentável, mas depois o que vemos são os países mais pobres do mundo com elevados níveis de reprodução com as populações a tentarem fugir todos para os paises que eles consideram que têm mais hipóteses de viver bem.



- É isso Apilo, porque essa malta não vai para os países realmente ricos como a Arábia, o Catar, Barhem, Emiratos Árabes, Mónaco, San Marino, vão para países Europeus ou América do Norte mas preferem a Europa onde há mais Segurança Social,o que não existe nos seus países de origem.

- Isto deve querer dizer que se a Europa passar a ter muitos jovens passaremos novamente a ser pobres a prazo, tal como aqueles países.


- Além disso esta imigração é praticamente só homens, se a Europa quer subir a população à custa do exterior deve é importar mulheres e não homens, porque as mulheres engravidam, homens só geram problemas.



Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário