quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O DESGASTE DO MAXILAR


- Sabes que com o tempo os dente desgastam e as articulações entre o maxilar e o resto do crânio têm tendência a criar artrose, pois a distância entre os dois maxilares diminui. Outro efeito desta alteração mecânica é sobrar carne e pele na cara devido à diminuição da altura da mesma, criando rugas de expressão mais vincadas e pedaços de músculo sobejante formam arredondamentos, alterando a cara da pessoa.


- Então é por isso que certas pessoas de idade alteram significativemente as suas feições: umas ficam mais engraçadas outras ficam mais feias.


- Sim!
- Além disso andar sempre a mastigar alguma coisa contribui para que o dito desgaste dos dentes seja mais rápido e acentuado, também há pessoas que arrastam os dentes de cima nos inferiores, como se fossem limas, por serem nervosas ou devido a outro qualquer motivo, provocando auto desgaste nos próprios dentes e ficando com a superfície dos dentes lisa.

- Eu tenho de ver isso, porque o meu maxilar inferior deixa-me os dentes inferiores desalinhados com os de cima, aumentando o desgaste nos dentes de contacto entre os de cima e os de baixo, por isso se calhar com a idade, as minhas bochechas vão aumentar e as rugas dos lábios também?


- É isso mesmo, mas também não é caso para muitas preocupações, são desgastes que demoram a  surtir efeito, de qualquer modo pode-se acrescentar à altura dos dentes para compensar o desgaste. No caso daquelas pessoas que ficam sem os dentes de baixo ou de cima, compensa-se esse desgaste colocando dentes mais altos.


- Então eu ainda tenho um maxilar mais atrasado que a Profa, quer dizer que quando for velhinho ainda serei mais enrugado da cara!?

- Entretanto estão a desenvolver métodos de terapia genética que mantém os dentes mais robustos e com menos desgaste: talvez quando fores velho não chegues a ter esse problema.



- Talvez... Se tiver dinheiro suficiente para aplicar essas tecnologias.
- Andam para aí a dizer que daqui a 10 ou 15 anos vamos poder viver até aos 120 ou 140 anos com aspetos de jovens, por isso talvez esteja safo!

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário