quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MEXER O CORPO SEGUNDO O HATTA YOGA







- Nem todos devem fazer esta posição que dá pelo nome de shirshasana na prática de yoga, pois aumenta a pressão sanguínea no cérebro, o qual é um órgão que não tem válvulas que parem o afluxo de sangue, logo não impede a acumulação de sangue num troço de vaso sanguíneo que esteja mais fragilizado, como no caso de um aneurisma.



- Esta embora também fique de cabeça para baixo não provoca tanta pressão no cérebro como a shirshasana, mas se se deixar de respirar irá criar uma grande tensão física e psicológica no praticante.
- O indivíduo deve pousar a cabeça no chão focando-se essencialmente em manter a bacia para cima empurrada pelas pernas e os braços a suportar o arqueamento do corpo: assim temos margem para respirar mantendo-nos calmos e sem tensão.
- Claro que para quem nunca o fez e não se dobra facilmente esta posição torna-se muito difícil.




- Esta forma de esticar o corpo não tem essas desvantagens da pressão sanguínea poder aumentar no cérebro, só que para a fazer é necessária muita prática e mesmo assim não é para todos.
- É muito boa para o abdómen e para a expansão dos pulmões, mas onde atua mais é na flexibilidade ao longo da coluna vertebral.







- Esta torsão chamada Matsyendrasana é que dá uma boa massagem ao abdómen, contribuindo para triturar as gorduras viscerais, mas onde atua mais é na torção da coluna vertebral, não sendo aconselhável a sua prática repetida a quem tem problemas de hernias vertebrais ou outro tipo de fragilidades nas ligações entre vértebras.







- Esta dobragem embora seja muito libertadora do ponto de vista físico e psicológico não é nada aconselhável a quem não tem uma boa coluna vertebral pois faz um esforço apreciável nas vértebras inferiores, as que acabam sempre a ter problemas com o tempo: desgaste e hérnias.
- A expansão dos pulmões e o estiramento do abdómen são suportados pela contração da musculatura inferior das costas e glúteos.




- Olhem minhas lindas meninas, eu como invertebrado ponho-vos a um canto em elasticidade e contorcionismo, pois não tenho um esqueleto limitador de posições e movimentos.
- Vou-me embora pois aqui não aprendo nada.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário