sexta-feira, 11 de março de 2011

TERRAMOTO




O Japão sofreu hoje de madrugada um terramoto de 7.4 ou 8.9 na escala de Richter, conforme a fonte informadora. O epicentro foi ao largo das ilhas Ogasawara, a cerca de 1000 km a sudeste de Tóquio.

Muitas horas após este sismo gerou-se um tsunami ao largo da costa nordeste de Honshu, na cidade de Kesennuma provocando uma panoplia de incêndios.

A localidade de 70 mil habitantes, na província de Miyagi, tinha sido atingida em 2010 pelo tsunami causado pelo sismo do Chile, mas na altura sem consequências graves. Agora, teme-se que a cidade tenha ficado totalmente destruída

O tsunami produzido é o quinto mais violento registado desde 1900.

Estas são notícias do Sol, referentes ao país do sol nascente.

Este país está em cima de uma estrutura geológica instável, onde a crosta e o manto terrestre costumam permutar os seus fluídos numa daquelas orgias geológicas em que tudo é muito rápido e destruidor ou quase eternamente estável.

Nesta inconstância vivem os Japoneses que é um dos povos com mais controlo emocional, talvez devido a esta inconstância permanente.

Qaundo eu era mais jovem achava que pura e simplesmente não se devia viver em zonas de risco elevado, mas constacta-se que é nestas zonas que por vezes se desenvolvem mais capacidades humanas, pois têm de ultrapassar as agruras do único local onde pertencem.

CONCLUSÃO

O Japão era até há meses atrás a segunda economia mundial com uma população menor que 130 milhões de habitantes (10º a nível mundial), um território de 378 mil km² (62.º maior do mundo), tem um rendimento percapita que ronda os US$ 34.099 (18.º maior mundo), tendo a sua população uma esperança de vida de 82.6 anos (1.º a nível mundial).

É este país que economicamente foi destronado economicamente pela China de 1300 milhões de habitantes e 9.5 milhões de habitantes, há somente alguns meses atrás.

É este país, eventualmente o mais vulcânico do mundo que sendo o terceiro consumidor de crude, fê-lo cair dos US$113 /barril para baixo dos US%100.

Bloggrersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário