sábado, 26 de março de 2011

SÍMBOLOS SOCIAIS



O Sr. John Pierpont Morgan no início do século XX só era o homem mais rico do mundo, tendo tido a capacidade de monopolizar e uniformizar vários negócios, um dos seus monopólios foi a General Electrics, o homem via longe e não se perdia com teimosias de pormenor, se isso era mau para o negócio.
Foi este senhor que impôs a hora uniforme nos comboios dos USA, no final do século XX, aquilo era uma bagunça de horas diferentes conforme a companhia exploradora de cada troço.
Foi este J. P. Morgan que criou grandes e vários monopólios, tendo chegado a salvar financeiramente os USA, no início do século XX. O famoso Tio Sam americano baseia-se nessa sua imagem de homem riquíssimo e que gostava de ostentar uma cartola: o símbolo do capitalismo instalado.
Este sr. tinha um nariz que foi crescendo ao longo da vida, tendo mandado retocar o mesmo em várias fotos, era uma doença que originou o famoso ditado: sr. do seu nariz.
Faça-se justiça ao Ti Morgan: pois este comprava empresas degradadas, organizava-as e ficava com elas, não era o tipo de especulador virulento, como agora é comum.
Foi esta mentalidade capitalista extrema, em que um homem podia acumular milhões , biliões e até triliões, enquanto outros eram miseráveis que levou ao desenvolvimento de teorias sociais de rotura como o socialismo via ao comunismo. Não confundir com os actuais partidos.
Esta rotura do alinhamento do pobre com o rico: forneceu lenha para o Marxismo, o anarco sindicalismo e outros ismos de menor projecção, originando em 1917 algum apoio dos pobres na implementação do Leninismo Soviético.
PS: actualmente a JPMorgan & Co tem activos na ordem dos triliões de dólares. A actual dívida soberana portuguesa é da ordem dos 125 000 milhões de euros ou seja 125 biliões americanos de euros.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário