quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A IGUALDADE DO HOMEM E DOS ANIMAIS

A justiça passa pela igualdade de oportunidades, entre os Homens.
Quando falo de Homens estou a falar da espécie Humana, assim como quando falo de cães estou a falar da espécie canina.
Desde sempre, nunca um Homem teve todas as oportunidade que um outro qualquer, existem sempre uma panóplia imensa de variáveis sociais, geográficas e genéticas que justificam o facto exposto.
Mas tem de haver uma forma de justiça que mantenha as massas amansadas! É esse o conceito que se tem aplicado nas várias Sociedades Humanas, sendo basicamente a ideia de justiça existente.
Analisemos: quanto vale cada um de nós?
Valemos a cotação do nosso corpo, depois de separado em hormonas, ossos, órgãos, pele, etc.!
Valemos a nossa capacidade de gerar riqueza, ou seja capacidade de gerar valor trocável em dinheiro!
Valemos o conhecimento acrescentado que cada um deixa na Sociedade onde viveu!
Valemos a capacidade de conquistar território aos outros!
Podemos valer menos que um cão com um dono rico e dedicado!?
Valemos a nossa pegada ecológica ou pelo contrário valemos o inverso dessa pegada que deixamos pelo facto de termos existido?
Analisemos algumas respostas possíveis:
Aproveitando biologicamente o nosso corpo do ponto de vista médico, podemos chegar a um valor que na realidade quase ninguém aceita.
Se temos uma grande capacidade de gerar riqueza, geralmente esta está agregada a uma grande arte de conseguir explorar os que os outros conseguem fazer, mas não conseguem rentabilizar.
Se valemos o conhecimento acrescentado que geramos enquanto vivemos, como pode ser igual o valor de quem inventou a granada comparado com quem inventou a segurança social.
Mas se o nosso valor for: os territórios que conseguimos conquistar aos outros, então isso só tem interesse para os que nos rodeia, não para a Humanidade.
Há quem seja deixado a morrer porque não tem bens, enquanto milhões de cães são tratados principescamente. Há quem não tenha acesso a um dentista ou outra especialidade médica, no entanto há cães que vão regularmente ao dentista e até à esteticista!
Acerca do valor do ser Humano, nem vale a pena dizer mais, porque se deitar fogo a isto, o indivíduo passa a valer muito se a pegada ecológica for a bitola mas não vale nada se o seu valor for o inverso.

Bloggersapão

2 comentários:

  1. Anónimo10/29/2010

    O bloggista deve conhecer mts cães que vão regularmente ao dentista e/ou ao esteticista.Eu,sinceramente não conheço.Mas conheço alguns animais ditos de estimação com donos ricos e que são mais maltratados que os de muita gente sem grandes possibilidades económicas.Tambem conheço um sem número de animais ditos de estimação e que não são lá mt bem tratados pelos seus proprietários.Desde maus tratos,a fome ou a alimentação deficiente,p/ já não falar no resto.Tambem conheço a realidade daqueles animais q a cada dia são chutados nas ruas pelos seus "queridos" donos...Ou até atirados da janela de 1 carro.Há de tudo.Mas há muito e mais do mau porque os animais,infelizmente,precisam do ser humano p os proteger e ajudar;já o ser humano tem a capacidade de só precisar de si.E então,o que é que devemos concluir daqui?Que existem seres humanos de maior ou menor valor e animais também?Ou que a "igualdade" reside em que há de tudo nos animais e nos humanos?Ou se o valor do ser humano se não pode medir c\o dos animais visto este ser dotado da capacidade de PENSAR-pensar bem?!?-e o valor de cada um de nos pode ser medido e avaliado pela forma como pensamos,seres pensantes, e agimos?!Comportamentos...atitudes!!!!??

    ResponderEliminar
  2. Obrigado anónimo pelo comentário! Defendeu bem o lobby dos animais, realmente o sofrimento de um homem não tem de ser obrigatoriamente mais valorizado que o de um animal, é uma outra perspectiva da minha abordagem.
    Na realidade dependemos deles, são galinhas, ovelhas, vacas, perus, etc., a maior parte de nós come-os ao almoço e ao jantar e até ao pequeno-almoço mas há muito poucos Humanos a serem comidos pelos animais.
    No entanto a minha abordagem foi mais do ponto de vista económico, pois o Homem é o único animal que tem um sistema económico de sobrevivência, logo nesse aspecto ele tem sempre de valer mais, também porque é ele quem domina o ambiente.
    Bloggersapão

    ResponderEliminar