terça-feira, 12 de outubro de 2010

CASAS DE VIDRO


A ideia de casa de vidro, vidra a mente de algumas pessoas!
Para mim a casa de vidro é a suprema construção, pois abriga-nos dos elementos da natureza sem nos tirar o benefício da visão e da luz natural que tanto benefício nos dá.
O vidro já não é o que era, existem muitos tipos deste material, sendo alguns extremamente resistentes a variações de temperatura e impacto: as naves espaciais têm janelas de vidro que aguenta impactos de alta energia, do género das poeiras cósmicas ou micro meteoritos.
O Homem no passado teve necessidade de se abrigar não só dos elementos da natureza como dos seus predadores, nesse sentido escolheu grutas. Estas eram escuras e sem aberturas a não ser as entradas. Com o passar do tempo começou a construir uns esboços de casa a partir de plantas, troncos e terra.
Com a descoberta do fogo e o seu uso em terreno argiloso, deve ter surgido a cerâmica que mais tarde permitiu a construção de casas com tijolos: estas ainda eram escuras, pois tinham poucas aberturas e o chão era a própria terra.
O possível surgimento do vidro em 4000 AC e o possível início da domesticação do mesmo pelo sopro Humano, teria surgido em 1400 AC no Egipto.
Os vitrais passam a ser usados em quantidade e com maiores dimensões nas Igrejas e Catedrais Europeias através do estilo Gótico.
O tipo de luz com várias cores que surgia lá do alto dos vitrais desses templos começou a dar ideias.
No início do século XX já se faziam vidros planos com uma certa dimensão, havendo quem arriscasse ter superfícies vidradas em casa que tinham o tamanho de pequenas paredes, mas eram frágeis.
Após a Segunda Guerra Mundial e com todo o desenvolvimento tecnológico que essa desgraça provocou, os países do Norte da Europa, gozando de um período sem estilhaços de bombas, passaram a construir as suas casas com cada vez mais superfície vidrada, tendo surgido casas domésticas com todas as paredes em vidro a partir dos anos 60.
Foi nos países com pouco sol que este fenómeno da casa de vidro teve mais aderência, pois o céu cinzento durante todo o ano torna as paredes opacas deprimentes e sem sentido.
Actualmente existem casas e edifícios com paredes, tectos e até soalhos em vidro: viva a transparência confortável. Para as eventualidades privadas existem cortinados opacos que se podem correr.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário