sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O ARCO E A BESTA


O arco é das primeiras armas alavancadas que o Homem desenvolveu.
Até ali a sobrevivência era assegurada por: um porradão com um bom fémur, à pedrada ou com um pau ou lança.
Todos sabiam que os ramos das árvores e os cornos de certos animais, tinham uma característica a que actualmente chamamos memória de forma, assim deformando esse material ele assumia a sua forma original.
Alguém associou um material sem memória de forma como por exemplo uma corda, a um material com memória de forma e fez um arco: este devia servir para tocar e para disparar projécteis esguios.
Os materiais evoluíram, tornando-se o arco uma arma cada vez mais potente que passou a poder disparar a distâncias de centenas de metros.
Quem passou a ter arco tornou-se uma besta a ameaçar os outros com a sua capacidade bélica sem necessidade de contacto físico, o que fez dos fraquinhos tipos fortes.
Eventualmente uma destas bestas, farto de puxar o cordame do arco e ficar ali a fazer muita força até a pontaria permitir disparar, criou uma forma de não ficar a fazer força enquanto fazia a pontaria, assim criou um suporte para o arco e uma fixação para o cordame, de modo que durante a pontaria só tinha de suportar o peso daquela arma e carregar num gatilho para disparar: surgiu a besta, arma com capacidade de disparo independente da força do artilheiro.
O design da besta seria mais tarde a base para a configuração da espingarda, que começou por ser menos precisa que aquela.
Os Egípcios cerca de 2500 anos AC, já tinham concebido arcos fabricados com vários materiais colados por resinas naturais que demoravam vários meses a secar: foram as primeiras armas fabricadas com materiais compósitos.
CONCLUSÃO
O Homem na sua debanda por prolongar o seu braço armado, criou o arco.
Os arquitectos aproveitaram-no como estrutura estática de suporte de grandes estruturas, altamente eficaz.
Algumas bestas desenvolveram a besta como arma, baseada no arco, proporcionando mais descanso ao artilheiro e com capacidade letal superior.
Sem doutoramentos em Engenharia dos materiais ou aerodinâmica nem orçamentos em I&D, os Egípcios, pelos idos anos de 2500 AC que é uma conta certa, como não conseguiam vencer os Hititas que usavam arcos mais eficazes: criaram um tipo de arco compósito, usando resinas naturais e uma cura de cerca de 18 meses, que veio permitir subjugar aqueles malandros.

Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário