terça-feira, 11 de junho de 2024

FIM DO IMPÉRIO ARCÁDIO E INÍCIO DO SUMÉRIO


- Boa tarde a todos! Hoje vamos falar sobre o fim do Império Acádio e quem veio substituí-lo. Este é um tema interessante que nos leva de volta à Mesopotâmia, entre o rio Tigre e o rio Eufrates, uma das regiões mais ricas em história antiga. Preparados?






- Sim!





- Sim preparados.





- Ótimo! O Império Acádio, fundado por Sargão de Acádia por volta de 2334 a.C., foi o primeiro grande império da história, unificando diversas cidades-estado da Mesopotâmia sob um único governo. Mas, como tudo na história, este império teve o seu fim. Vamos entender como isso aconteceu.





- Professor Blogui, como o Império Acádio chegou ao fim?





- O Império Acádio começou a declinar devido a uma combinação de fatores. Por volta de 2154 a.C., o império estava enfraquecido por conflitos internos, invasões externas, problemas económicos e, possivelmente, mudanças climáticas que afetaram a agricultura. A invasão dos Gútios, um povo das montanhas Zagros, foi o golpe final. Eles conquistaram a Acádia e causaram a queda do império.




- Quem veio a substituir o Império Acádio?




- Após a queda do Império Acádio, houve um período de instabilidade. Os Gútios governaram a região por um tempo, mas o seu controlo foi relativamente curto e desorganizado. Eventualmente, a cidade-estado de Ur, no sul da Mesopotâmia, emergiu como uma nova potência sob a liderança de Ur-Nammu, fundador da Terceira Dinastia de Ur. Este período, conhecido como o Império Neo-Sumeriano ou Terceira Dinastia de Ur, começou por volta de 2112 a.C. e marcou um renascimento da cultura suméria.




- Então, como o Império Neo-Sumeriano foi diferente do Império Acádio?




- Ótima pergunta, Pólia. Enquanto o Império Acádio foi conhecido pela sua administração centralizada e militar poderosa, o Império Neo-Sumeriano foi marcado por um renascimento cultural e literário sumério. Ur-Nammu, por exemplo, é famoso pelo seu código de leis, um dos mais antigos do mundo. Eles também construíram zigurates, grandes templos em forma de pirâmide, sendo o mais famoso o Zigurate de Ur.




- E como foi o fim do Império Neo-Sumeriano?





- O Império Neo-Sumeriano também teve o seu fim, Larneo. Por volta de 2004 a.C., ele foi destruído por invasões de amoritas e elamitas. Após isso, a região da Mesopotâmia passou a ser controlada por várias dinastias, até que Babilônia emergiu como a próxima grande potência sob a liderança de Hamurabi, alguns séculos depois.




- Que interessante, Blogui. Onde podemos encontrar mais informações sobre essa parte da história?






- Para quem quiser aprofundar, recomendo algumas leituras. 

Em inglês:

Van de Mieroop, M. (2004). A History of the Ancient Near East ca. 3000-323 BC.

Glassner, J.-J. (2004). Mesopotamian Chronicles.

Em português, sugiro:

Bottéro, J. (1995). A Mesopotâmia: Entre o Tigre e o Eufrates.

Pires, A. B. (2009). Mesopotâmia: Assírios e Babilônios.

Em hebraico, podem consultar:

קאצ'ר, נ. (2001). ההיסטוריה של המזרח הקרוב הקדום.

אליאש, מ. (1997). התרבות והאימפריות המסופוטמיות.

E em alemão:

Liverani, M. (2014). Das Alte Mesopotamien: Geschichte, Gesellschaft, Kultur.

Bauer, S. (2016). Geschichte des alten Mesopotamien.




- É isso por hoje. Agradeço a presença de todos e espero que tenham gostado da aula!





Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário