sábado, 26 de agosto de 2023

ANARCO CAPITALISMO ARGENTINO




 

- Aquilo na Argentina está muito mal,são 118% de inflação no último ano, não é brincadeira.



- Ainda me lembro das hiperinflações da Argentina há umas décadas atrás, ligadas ao Peronismo cujo principal player foi o Peron que casou com a Evita, o nome dela dizia bem que ele não devia ter feito o que fez, só que ele não percebeu.



- Depois veio o Menem que pôs alguma ordem naquela forma de governar o dinheiro de um país. Claro que não distribuiu dinheiro como o tangas do Peron, mas baixou a inflação para níveis normais, lembro-me de fazer um saco azul para sustentar as reformas das pessoas, em que cada um contribuía para a sua reforma e não ficava dependurado nos que trabalham quando ele está reformado.


- Mas este candidato que ganhou as primárias e que veio do mundo dos Bancos ainda é mais esgrouviado que eu, só faz caretas e parece que quer bater nas pessoas quando fala sobre assuntos com que não concorda. O tipo é estranho.


- O tipo é considerado anarco capitalista. Quer minimizar os impostos e o Estado e maximizar a privatização, além de querer a curto prazo assumir o dólar americano como moeda para estabilizar rapidamente a inflação.

- Na realidade a Argentina está sempre a fazer o mesmo tipo de políticas há décadas que geram cada vez mais pobres, têm de se mudar várias coisas, pois manter o mesmo é que não pode ser.

- Nesse aspeto ele deve ter alguma razão naquilo que se considera radical, mas o que é estúpido é manter as mesmas políticas que não resultam há um século, pois a Argentina já foi o país mais rico do mundo e atraía muita imigração. Era mais rico que a Grã Bretanha, a Alemanha e os USA na altura.




- Mas a Argentina era e ainda é muito desigual socialmente, o problema é esse.




- Não sou de forma nenhuma a favor de uma sociedade muito desigual economicamente, mas entre 15 % de pobres e 45 % de pobres prefiro 15 % e agora a Argentina tem 45 %, o que é quase metade, não pode ser com aqueles prados todos e riquezas naturais.

- Pessoalmente acho que esse tal Milei ganha embora por pouco, talvez se torne um parvalhão como o Trump ou o Bolsonario mas talvez não, e consiga melhorar a vida na Argentina.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário