domingo, 10 de julho de 2022

PREÇOS ALTOS




 

- Os preços estão altíssimos nos combustíveis, mas são os mais altos, pois os outros produtos subiram mas não foi tanto.



- Mas eu lembro-me de em 2020, aí para Maio ou Junho ter metido gasóleo a 1.11 € o litro, até fiquei admiradíssima e contente ao mesmo tempo, agora está no dobro.

- Como é isto possível?



- Deixámos de comprar à Rússia mas a C€ não cortou totalmente as compras, de qualquer modo o que deixámos de comprar à Rússia foi ela vender a outros países e esses países deixaram de comprar aos fornecedores que tinham e passámos nós a comprar-lhes, assim não houve falta de crude e gás no mercado por um tempo que justificasse estes aumentos de preços tão elevados.



- Há uma maneira de baixar os preços: é o consumidor não comprar, foi o que aconteceu em 2020, as pessoas não podiam viajar logo não compravam, não havendo consumo o fornecedor tem de baixar o preço. Dessa vez foi um abaixamento do preço do crude de tal maneira que os fornecedores de crude chegaram a pagar para os clientes levarem o crude, pois já não tinham tanques disponíveis e parar a sucção a partir dos poços ficava muito caro depois para tornar a arrancar.



- Realmente tens razão, só há uma maneira dos preços descerem: é não comprar!

- Pois enquanto se continua a comprar com os preços altos, o mercado livre continua a entender que se pode ganhar mais porque há-de baixar os preços?

- É simples: se posso ter um emprego em que ganhe mais a fazer a mesma coisa porque o empresário há-de ganhar menos se tem clientela para suportar um lucro maior com os mesmos meios de produção?

- Os empresários não são instituições de caridade e o capitalismo muito menos!


Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário