segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

DISPONIBILIDADE DOS SENTIDOS


A publicidade que nos rodeia está armada com conhecimentos sobre o funcionamento impulsivo do consumidor que este não tem consciência de como está a ser manipulado.A publicidade de um simples iPAD provoca uma impulsão fortíssima nos potenciais consumidores de tal forma que muitos deles são capazes de comprar um novo quando o anterior tinham um ano ou menos: este tipo de impulsividade perante a publicidade esteve na origem do colapso da indústria automóvel americana durante a crise de 2008, pois tinham andado a vender carros desnecessários às famílias com recurso a créditos baixos, tal foram as compras durante alguns anos que a produção inchou e de repente estava tudo sem falta de carro provocando a descida a pique das vendas.
Todos os contribuintes americanos acabaram a subsidiar a industria automóvel americana para esta não provocar despedimentos em massa e as construtoras não irem à falência.
A publicidade é das piores torturas que a humanidade enfrenta atualmente, pois a desproporção do conhecimento do publicitário e da vítima consumidora impulsiva é enorme e acaba a afetar o modo de vida das pessoas.
Quem não repara no frenesim de compras nas lojas exclusivamente femininas dos centros comerciais? E dos viciados em tecnologia nas feiras automóveis e nas lojas de eletrónica de consumo?
Digamos que a publicidade é pior que os cargueiros de escravos da África para a América nos séculos XVII e XVIII: a escravidão do consumismo é agora global e consiste em comprar o desnecessário.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário