domingo, 30 de julho de 2017

NEGÓCIO DE TRANSPORTE MARÍTIMO





- O transporte marítimo tem uma carga poluente muito grande comparado com o transporte terrestre.
- Sempre que compramos um bem vindo de um país distante estamos quase de certeza a contribuir para a poluição do planeta acima dos valores actualmente existentes para o transporte terrestre.



- O que é que queres dizer com isso?
- Falas em "carga poluente " em "contribuir para a poluição do planeta"?
- Que pretendes dizer com essa conversa?



- O Chefório quer dizer que os navios mercantes que transferem 90% das mercadorias exportadas através do planeta consomem combustíveis que possuem muito enxofre e metais pesados na sua composição, emitindo tudo isso e mais fumo negro muitas das vezes, que é indício de queima incompleta do combustível, o que acrescenta emissão de partículas sólidas à atmosfera.



- É precisamente o que o Chefinho está a dizer, mas acrescenta ainda que praticamente toda esta poluição é emitida nos trajetos de alto mar que é mar de ninguém, onde não se aplicam as legislações dos países.
- Os combustíveis utilizados pelos motores navais são polivalentes relativamente aos combustíveis usados, pelo que uns combustíveis têm queimas mais eficazes para aqueles motores, outros têm queimas mais ineficazes poluindo mais.
Estamos a falar de combustíveis que podem ter 3500 partes por milhão de enxofre, o principal poluente, enquanto os combustíveis nos países ocidentais ambientalmente mais evoluídos esse valor nos combustíveis dos carros não passa das 15 parte por milhão.
- A acrescentar a isto, os motores dos automóveis e camiões têm consumos cada vez menores, os escapes têm filtro para gases mal queimados e poluentes diferentes de CO2 além de filtro de partículas.



- Isto tudo diz-nos que a chaminé de um navio mercante comparado com o escape de um carro construído pelos parâmetros ocidentais dos últimos anos é comparar o inferno com os arredores do céu.



- Então se os navios poluem assim tanto porque não usam o avião para esses tráficos, ou os camiões?



- Os aviões só pelo facto de serem muito rápidos significa que gastam muito combustível por quilómetro voado, logo não são alternativa e também são muito limitados no peso da carga transportada, além de que a poluição por enxofre dos combustíveis usados na aviação comercial também não se compara com os carros, tal como a dos navios permite-se pelo menos 3000 parte por milhão de enxofre nos jet's usados na aviação civil tal como na militar.
- O uso de aviões a transportar a carga que os navios transportam actualmente faria disparar muito mais a emissão de CO2 e do principal poluente, o enxofre que gera as chuvas ácidas.



- Vocês estão a dizer que as bananas da Colômbia, os kiwis da China, as laranjas da África do Sul, a roupa Made in PRC e todos os outros produtos transportados de países distantes além das nossas viagens de avião a países diferentes estão a contribuir para as chuvas ácidas devido ao enxofre queimado nesses combustíveis?



- É isso mesmo!
- Por vezes a pessoa que entra em manifestações contra a poluição e a favor da preservação do ambiente, sendo um fervoroso activista do ambiente, é o mesmo que se farta de viajar de avião para vários países distantes e farta-se de comprar produtos do comércio justo que vêm de outros continentes por navio, em vez de usar a tele conferência e ver no Google earth e na net como são os destinos para onde vai, disfrutando das praias e campos ao pé da sua residência durante as férias.


- Sim é este cinismo não contabilizado que vemos muito nas populações ambientalmente conscientes.
- Também se fala pouco nas contaminações de espécies marítimas que as lavagens e os lastros dos navios de carga provocam, assim como a quantidade de lixo sintético que esses navios geram anualmente nos oceanos, qualquer coisa acima dos 1.2 milhões de toneladas, além do lixo sintético que os milhões de migrantes ilegais de botes anualmente deixam nas praias de todo o mundo onde aportam.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário