domingo, 30 de julho de 2017

NEGÓCIO DE TRANSPORTE MARÍTIMO II




- Então não há regras mundiais que previnam a poluição em larga escala dos navios e dos aviões comerciais?




- A ONU criou em 1948 uma organização para regular o tráfico e a poluição marítimas a nível internacional, actualmente chamada IMO.
- O maior contribuinte é o Panamá pois as contribuições são proporcionais ao número e peso dos navios inscritos nos países membros!
- O Panamá e outros países fiscalmente benéficos para os armadores são os principais contribuintes desta organização, tendo assim um peso decisório maior.



- Mas esses países têm economias pequenas, como é possível serem os maiores contribuintes da IMO?



- Dizes bem!
- Por estarem muito dependentes do negócio dos armadores internacionais não vão criar muitas ondas aos mesmos e é por isso que os navios de tráfego comercial estão fora do acordo ambiental internacional.



- Então e os aviões?
- Também consomem combustíveis com grande carga de enxofre, pelo que vocês dizem.




- Os aviões comerciais também ficam de fora do acordo ambiental internacional, assim como os motores utilizados pelos militares.
- Mas repara que os aviões além de colocarem a poluição por cima de nós ainda contribuem para a diminuição da camada de ozono de uma forma mais rápida.
- O acordo ambiental internacional preocupa-se mais em limpar o ar junto aos locais onde vivemos, pois assim continuamos a não sentir tanto a consciência do que se faz por esse mundo fora.
- Um administrador de uma petrolífera nórdica dizia há uns anos atrás que se investissem um milhão na despoluição de um sector industrial na China tinha várias vezes mais efeito do que se aplicassem esse milhão na sua petrolífera nórdica onde tudo é caríssimo.




- Para além desta realidade ainda existe o aumento populacional mundial de forma exponencial que está a gerar o consumo de grandes recursos nestas gerações, pondo em causa as próximas.
- Esta forma de viver actual é insustentável com os recursos existentes na Terra, com a poluição provocada diariamente e com os direitos humanos que se andam a propagar pelo mundo fora.
- Toda esta retórica é insustentável e vai gerar muito mais pobreza, pois cada vez mais pessoal quer ter acesso a mais e melhores recursos que são cada vez mais escassos, tornando os futuros pobres mais conscientes da sua situação, o que levará a mais contestação e consequente insegurança nas sociedades.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário