quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ASANAS YOGUIS 1







As asanas são posturas psicofísicas que podem trabalhar a flexibilidade, a força e o equilíbrio de modo a criar um corpo flexível e robusto, capaz de aguentar o que a mente lhe solicitar, incluindo meditações de horas seguidas imóvel.
Para se suportar uma meditação, perfeitamente imóvel e sem dor durante dezenas de minutos ou horas, é necessário ter uma forma física muito boa com músculos e articulações habituados a grandes solicitações.
A asana geralmente é conhecida pelos leigos como uma posição corporal estranha, tão estranha como certas decisões políticas ou judiciais que parecem ser um atentado ao bom senso ou até à sanidade mental.
A meditação vem no seguimento da ideia de que o mundo é feito de inúmeras situações que não se percebem por um entendimento racional direto, só a abstração total pela serenidade nos permitirá perceber e ligar conceitos aparentemente irracionais.
A psicologia atual, já incentiva à utilização temporária de posições estranhas, enquanto se realizam as várias tarefas do dia a dia, de modo a aumentar o tipo de perspetivas que temos na resolução dos nossos problemas, pois é enriquecedor do ponto de vista da aprendizagem, flexibilidade mental e potencia a criatividade.
No fundo, o que é estranho é termos um corpo com potenciais enormes e usá-lo só com meia dúzias de posições a vida toda, este aspeto tornou-se pertinente quando passámos a ficar livres da gravidade: todo o nosso conceito de espaço que nos envolve ficou revolucionado.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário