terça-feira, 5 de março de 2013

CASAQUISTÃO CENTRO ASIÁTICO

O Cazaquistão é uma República no centro da Ásia que foi povoada por nómadas até à administração soviética ter acabado ou tentado acabar com este estilo de vida nesta região e converter a maior parte daquele pessoal nómada a agricultores.
Este país com climas áridos, de estepe e de montanha fria só tem uma densidade populacional de 6,7 pessoas /Km2, assim brotam daquelas terras menos de 18 milhões de almas de várias etnias, desde mongóis a russos.
Os primeiros habitantes destas terras foram os Sakas que vieram da Ucrânia no século V AC, tendo sido dominados pelos turcos mongóis a partir do século V DC, depois vieram os mongóis seguidos dois séculos depois pelos exércitos do Gengis Kan e no século XIV foi a vez dos uzbeques que já estavam islamizados. Depois destes ouve separação do território tendo o norte ficado sob proteção da Rússia que acabou por filar o território.
Os senhores poderosos que queriam a independência apoiaram a revolução tendo conseguido a independência, enquanto durou a guerra civil pós revolução russa, porque depois o Cazaquistão foi absorvido como República Soviética, onde foram parar várias outras etnias entre os quais muitos russos, no seguimento da política de Stalin de descaracterizar as Repúblicas para uma melhor integração na União Soviética.
Este pessoal casaque que ainda era muito nómada, foram convertidos a agricultores dos sovkozes, criaram-se campos de reeducação para os dissidentes e também plataformas de armazenamento e teste de armas nucleares.
Atualmente o Cazaquistão é novamente independente e tem um presidente de etnia mongol que mantem uma economia muito baseada na exportação de crude, tendo sido por sinal, um dos principais fornecedores de Portugal em 2012.
CONCLUSÃO
Este país cheio de petróleo promete muitas guerras no futuro com os seus vizinhos ex soviéticos ou até com a China e a Rússia, pois com alguns deles já a coisa não anda bem.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário